UBATÃ NOTÍCIAS :: Bahia

Rodrigo Dias partilha a experiência latino-americana com os diáconos da Itália

— Crédito: Divulgação

O diácono permanente da Diocese de Ilhéus, Rodrigo Dias Souza, foi convidado pelo presidente da Comunidade Diaconal da Itália a participar de uma conferência internacional sobre o diaconato na América Latina. O encontro ocorreu no sábado, 13 de abril, em Roma. Em uma entrevista à Rádio Vaticana / Vatican News, ele compartilhou detalhes sobre esse importante evento.

O encontro organizado pela Comunidade Diaconal Italiana teve como tema: “O diaconato na América Latina: confronto com a experiência diaconal na Itália”. Para conduzir a reflexão, o diácono permanente Rodrigo Dias Souza, que exerce seu ministério na Bahia, precisamente na diocese de Ilhéus, foi convidado para expor suas experiências no serviço à Igreja.

O objetivo da conferência foi justamente o de promover o diálogo e a compreensão entre as diferentes realidades eclesiais, enriquecendo o debate sobre o papel do diaconato na América Latina. O convite partiu do presidente da comissão italiana, diácono Enzo Petrolino, e foi realizado no último sábado, 13 de abril, no Seminário Lombardo, em Roma.

Em entrevista à Rádio Vaticana / Vatican News, Diácono Rodrigo Dias expressou sua alegria por este momento de partilha com a comunidade diaconal italiana e principalmente pela oportunidade de falar sobre a experiência diaconal da América Latina.

Em sua conferência, o diácono brasileiro abordou três pontos: o primeiro foi sobre a espiritualidade pascal, os discípulos que encontram Jesus ao cair da tarde revelando não apenas uma mudança de cenário, mas sobretudo uma mudança de vida, e neste contexto o encontro acontece com o mar agitado como vivemos nesta conjuntura atual do mundo, mas o ressuscitado convida a vencer o medo.

O segundo ponto teve como inspiração a parábola do bom samaritano para falar da essência do ministério diaconal, um serviço ligado à vida e à missão e não um fechamento à burocracia e agendas. E, por fim, o terceiro aspecto foi o ícone do serviço de Santa Dulce dos Pobres, exemplo de oferta para toda a Igreja.

Diácono Rodrigo manifestou sua gratidão pelo convite do presidente da comissão, diácono Enzo Petronio, e ao padre José Raimundo, da diocese de Amargosa, Bahia, pela tradução da conferência aos diáconos brasileiros. O texto proferido será traduzido para a língua italiana e publicado integralmente na revista dos diáconos da Itália. (Vaticano News)


Curta e Compartilhe.

Deixe um Cometário


Leia Também