UBATÃ NOTÍCIAS :: Bahia

Cobertura em Atenção Básica anima prefeitos sul baianos

Ibirataia é um dos municípios sul baianos com 100% em Atenção Básica
Ibirataia é um dos municípios sul baianos com 100% em Atenção Básica

Dados de abril do Ministério da Saúde revelaram a cobertura em Atenção Básica de todos os municípios do país. A Atenção Básica compreende, dentre outras coisas, a saúde bucal, equipe de saúde da família, Pmaq, academia de saúde, serviço de atenção domiciliar e a Política Nacional de Alimentação e Nutrição.

Os principais fundamentos da atenção básica no Brasil são integralidade, qualidade, equidade e participação social. Seu desafio é o de ampliar suas fronteiras de atuação visando uma maior resolubilidade da atenção, em que a família é compreendida como a estratégia principal para mudança deste modelo.

A Saúde da Família como estratégia estruturante dos sistemas municipais de saúde tem provocado um importante movimento com o intuito de reordenar o modelo de atenção no SUS. Busca maior racionalidade na utilização dos demais níveis assistenciais e tem produzido resultados positivos nos principais indicadores de saúde das populações assistidas às equipes saúde da família.

Os prefeitos sul baianos comentaram os resultados da cobertura em Atenção Básica de seus

Sapão desta saúde de Gongogi
Sapão desta saúde de Gongogi

municípios divulgados pelo Ministério da Saúde. Para o prefeito de Gongogi, Altamirando de Jesus Santos (PDT), o Sapão, que atingiu 100% em atenção básica: “Ficamos contentes com o resultado, até porque isso demonstra o nosso compromisso e responsabilidade com a saúde dos munícipes. Em 2012 Gongogi obteve o melhor Idsus do sul da Bahia e ficou entre os 100 melhores municípios do Brasil em 2012. Então, de alguma forma, não ficamos surpresos, mas é claro que comemoramos o feito. Ainda há muita coisa a ser feita pela saúde de nossa cidade, mas acreditamos que estamos no caminho certo”, assegurou Sapão.

Temos compromisso com a saúde, diz Marcos Aurélio
Temos compromisso com a saúde, diz Marcos Aurélio

Ibirataia foi município sul baiano a obter 100% em atenção básica. O prefeito Marcos Aurélio destacou: Atingir 100% em Atenção Básica é resultado de uma série de fatores. É preciso ter uma equipe competente e comprometida, valorizar a saúde e uma gestão que elege prioridades. Reconhecemos que ainda enfrentamos alguns problemas no setor, mas temos de destacar que há um compromisso em acertar. Acho que esse é um diferencial”, ressaltou o gestor ibirataense.

Vera Franco, prefeita de Barra do Rocha, destacou: “É importante que

Saúde precisa chegar à comunidade, diz Vera Franco
Saúde precisa chegar à comunidade, diz Vera Franco

as políticas públicas cheguem à comunidade, sobretudo àquela que mais depende do poder público. Assumimos um compromisso de priorizar a saúde, e acreditamos que temos honrado. Estamos dialogando com o governo do estado e certamente esta parceria renderá ótimos frutos para Barra do Rocha. Volto a dizer, a saúde será tratada como prioridade em nossa gestão”, assegurou Vera Franco.

Isravan diz que humanizar saúde é desafio
Isravan diz que humanizar saúde é desafio

Já Ibirapitanga atingiu 99,81% em Atenção Básica. O prefeito do município, Isravan Barcelos (PSD), que é médico, disse que ainda há espaço para melhorar. “Temos quase 100% em Atenção Básica, mas de maneira geral precisamos avançar em alguns segmentos. Acredito que, em linhas gerais, que um dos maiores desafios da saúde hoje é a humanização e esta é uma meta que estamos perseguindo em Ibirapitanga e também nos distritos”, finalizou o prefeito ibirapitanguense.

Já Ubatã atingiu 67,45% em Atenção Básica. Apesar de os números da

Meta é chegar a 100%, diz Siméia Queiroz
Meta é chegar a 100%, diz Siméia Queiroz

cobertura ubatense em Atenção Básica ainda serem modestos, há motivo para comemoração, isso porque em 2010 chegava a apenas 13,29% da população, em 2011 conseguiu o feito de não apresentar rendimento e em 2012 chegava apenas 27,28%. Já implantamos três novos PSFs e temos de implantar mais cinco para atingir 100% de cobertura. E isso será feito”, assegura a prefeita Siméia Queiroz (PSB).

COBERTURA DA ATENÇÃO BÁSICA DE OUTROS MUNICÍPIOS

Dos municípios da microrregião, Ipiaú tem o pior desempenho em Atenção Básica, atingindo apenas 46,48% da população, seguido por Gandu com 67,17%, Itagi com 80,83%, Ubaitaba com 85,34% e Itagibá com 80,83%. Na dianteira da cobertura em Atenção Básica estão os municípios de Ibirapitanga com 99,81%, Ibirataia 100%, Gongogi 100%, Barra do Rocha 100% e Jitaúna 100%.

Redação Ubatã Notícias


Curta e Compartilhe.

Deixe um Cometário


Leia Também