Uma publicação da policial militar Alba Mattos mostrando detalhes do fardamento da PM gerou incômodo entre colegas de corporação. A policial, que tem mais de 35 mil seguidores, foi acusada de violar conduta da corporação. Ela é lotada em Itabuna, no sul da Bahia.
Na terça, Alba usou o Instagram para dizer que foi surpreendida ao ser informada que sua postagem feria as condutas estabelecidas pela Polícia Militar e que “ainda não sabe ao certo o que aconteceu”. Ela diz que acionou a assessoria jurídica para acompanhá-la.
“Continuarei aqui com a mesma conduta, prezando pela moral, pela ética e encorajando mulheres a quebrarem crenças limitantes impostas pela sociedade”, disse. Ela afirmou que voltará a falar quando souber “o que realmente aconteceu”.
Ver essa foto no Instagram
A PM divulgou nota informando que a postagem em redes sociais por integrantes da corporação “é regulada por portaria” que é de conhecimento de todos os policiais.
A portaria regula a conduta sinalizando que a imagem da corporação pode ser negativamente impactada “com repercussão sobre o decoro da classe policial-militar, a segurança, representatividade, credibilidade, respeitabilidade e confiança pelos cidadãos a partir do uso do uniforme”.
A divulgação por parte de PMs fardados e com viaturas e outros equipamentos “deve ocorrer de forma institucional e não como autopromoção”, acrescenta. (Correio)