
Alguns hábitos fazem parte da rotina do brasileiro de forma tão natural que mal percebemos o quanto podem parecer esquisitos em outras partes do mundo. Mas basta um estrangeiro visitar o país – ou um brasileiro passar um tempo fora – para perceber que certas atitudes, por aqui, são realmente únicas.
O Correio listou 10 costumes tipicamente brasileiros que geram surpresa, curiosidade (e até choque) entre os gringos. Confira:
1. Férias longas e muitos feriados

No Brasil, os trabalhadores têm direito a 30 dias de férias remuneradas por ano – um privilégio que impressiona quem vem de fora. Em países como os Estados Unidos, esse número pode não ultrapassar 8 dias úteis.
Além disso, o Brasil celebra 12 feriados nacionais, fora os pontos facultativos. Lá fora, como no Reino Unido, esse número pode cair pela metade.
2. Almoço reforçado

Enquanto em muitos países o almoço é apenas um lanche rápido diante do computador, no Brasil é um momento sagrado – geralmente com uma hora de pausa para uma refeição completa.
É comum os brasileiros irem a restaurantes com colegas ou comerem marmita, sempre com uma comida de verdade. Já em lugares como os EUA, o jantar costuma ser a refeição principal do dia.
3. Palmas no “parabéns”

A tradicional cantoria de aniversário no Brasil vem acompanhada de palmas, assobios e muita animação. Já em países como Canadá e EUA, a comemoração é mais contida.
Lá, o ‘Happy Birthday’ é cantado em coro, e a salva de palmas acontece só no final, quando o aniversariante apaga as velas.
4. Beijos e abraços como cumprimento

Brasileiros são calorosos e expressivos, especialmente ao cumprimentar alguém. Aqui, é comum abraçar, apertar a mão e até dar dois ou três beijinhos no rosto.
Nos Estados Unidos e na Europa, no entanto, esse tipo de contato físico pode ser considerado invasivo. Eles preferem manter uma distância respeitosa – nada de beijos ao chegar em festas.
5. Comer pizza (e hambúrguer) com garfo e faca

No Brasil, o uso de talheres para comer fast food é comum, mas esse hábito deixa muitos estrangeiros indignados. Para os americanos, comer com as mãos é parte da experiência. Ver alguém usando garfo e faca para isso pode parecer absurdo.
6. Chamar todo mundo pelo primeiro nome
A informalidade brasileira se estende até mesmo às relações profissionais. Por aqui, usamos o primeiro nome para quase tudo – chefes, professores, colegas e até pessoas mais velhas.
Em países de língua inglesa, isso é visto como falta de respeito. Eles dão preferência ao uso do sobrenome, especialmente em contextos formais.
7. Farofa no prato

A farofa é presença certa na culinária brasileira – seja de farinha de mandioca, branca ou de milho. Você encontra em qualquer restaurante que serve comida típica. Mas, para os estrangeiros, o prato é um mistério.
Nos EUA, Canadá e Reino Unido, não há nada parecido, o que torna a farofa algo realmente exótico.
8. Tomar mais de um banho por dia

Devido ao clima tropical, o brasileiro tem o hábito de tomar banho diariamente – às vezes até mais de uma vez. Já em países mais frios, esse comportamento é raro.
Europeus e americanos ficam espantados quando ouvem que um brasileiro toma dois banhos por dia. Em muitos lugares, o banho é visto apenas como uma necessidade ocasional.
9. Escovar os dentes após todas as refeições

A higiene bucal no Brasil é levada a sério, com campanhas educativas e até espaços reservados em empresas para escovação.
Nos EUA e na Europa, esse hábito é incomum. Eles costumam escovar os dentes apenas ao acordar e antes de dormir – e muitos sentem vergonha de serem vistos fazendo isso no trabalho.
10. Lixeira no banheiro

Apesar de sermos bastante higiênicos em muitos aspectos, um hábito que causa estranhamento é o descarte de papel higiênico no lixo ao lado do vaso sanitário.
“Lá fora, o papel é feito para se dissolver na água, então eles jogam direto no vaso. Por isso, ficam perplexos ao ver uma lixeira destinada a esse tipo de resíduo nos banheiros brasileiros.”
O Brasil é um país de costumes únicos – e é justamente isso que torna nossa cultura tão rica e interessante. Para os gringos, pode ser um choque cultural. Para nós, é só mais um dia comum. (Correio 24h)