UBATÃ NOTÍCIAS :: Bahia

UN entrevista Vera Franco

Prefeita de Barra do Rocha fala ao Ubatã Notícias (Foto: Ubatã Notícias)
Prefeita de Barra do Rocha fala ao Ubatã Notícias (Foto: Ubatã Notícias)

O Ubatã Notícias entrevistou, nesta segunda-feira (17), a prefeita de Barra do Rocha, Vera Franco (PSC). Na entrevista, que durou cerca de 40 minutos, a gestora falou sobre as ações da gestão, sobre adimplência do município, Câmara Municipal, ex-prefeito Jônatas Ventura e muito mais. Confira.

UN – Em pouco mais de um ano de governo, dá para dizer que Barra do Rocha avançou?

VF – Com certeza. Conseguimos dar uma resposta positiva à comunidade barrochense em vários setores, a exemplo da Educação, Ação Social, Infraestrutura e Saúde. A título de exemplo, reformamos escolas, melhoramos a infraestrutura do município, firmamos parceria com o Governo do Estado, patrolamos estradas, recuperamos ruas, redes de esgoto, pagamos em dia e resgatamos a alegria, a autoestima e orgulho do nosso povo. Ainda temos muito a fazer, mas acreditamos que estamos no caminho certo.

UN – A senhora é uma das figuras políticas mais carismáticas do sul da Bahia, inclusive os eleitores a chamam de “rainha”. Como é governar tendo grande carisma e muitas vezes ter de tomar medidas duras, impopulares?

VF – O gestor público evidentemente precisa de carisma, mas é preciso governar com responsabilidade, e isso temos feito. É evidente que algumas medidas deixam alguns insatisfeitos, mas tudo o que fazemos é para o benefício da coletividade e para o êxito do município. Mas reconheço que é reconfortante saber que somos queridas e admiradas pelo nosso povo.

UN – Há alguma coisa em comum entre o seu primeiro governo, na década de 1990, e a sua gestão atual?

VF – Em comum, apenas a nossa vontade de trabalhar e fazer mais por nossa terra, nossa gente. Em nosso primeiro mandato cometemos muitos erros, até pela nossa pouca experiência em gestão pública e pela grave dificuldade financeira que atravessava a região naquele período. Mas foi uma experiência que nos ajudou. Certamente, no mandato atual não repetiremos os erros do passado. O povo nos deu mais um voto de confiança e acreditamos que estamos honrando, trabalhando de maneira séria, transparente, respeitosa.

UN – Seu primeiro mandato foi, digamos, confuso. Foi difícil se apresentar durante a campanha com uma nova proposta, conquistar novamente o eleitor?

VF – Sempre fui uma pessoa muito transparente, verdadeira, e o eleitor, o povo, percebe isso. Não há como encenar, enganar o povo. Durante a campanha percorremos os bairros da nossa cidade, a zona rural, e conversamos olhando no olho de cada um dos barrochenses. Eles me conhecem, conhecem o meu coração, caráter, e tiveram a certeza de nossos planos para Barra do Rocha, para a nossa gente.

UN – Barra do Rocha, a exemplo dos demais municípios da região, esteve envolvida recentemente nas discussões sobre divisões territoriais. Qual foi o seu posicionamento a respeito do assunto?

VF – Caso fosse mesmo realizadas as divisões, Barra do Rocha ganharia território e Ubatã seria um dos municípios mais prejudicados. O critério das divisões era o de identidade e também de atendimento às comunidades, sobretudo rurais. Por uma questão de bom senso, achamos coerente propor que fosse dado um tempo maior para que os novos gestores cuidassem do território de seus municípios e que o povo não seja punido por descaso de antigos gestores. Além disso, Barra do Rocha, caso fosse feita a divisão, ganharia mais território, mas continuaria com 0.6 no FPM, o que elevaria ainda mais os custos para cuidar das demandas municipais.

UN – A arrecadação de recursos próprios de Barra do Rocha foi elevada durante a sua gestão?

VF – A arrecadação do município teve um tímido aumento, mas nada que mereça muito destaque, isso porque o nosso comércio, uma das principais fontes de arrecadação, apesar dos esforços dos comerciantes e também da gestão municipal, é pequeno. Mas é evidente que estamos buscando formas para que o município arrecade mais para que sejam garantidos mais investimentos.

UN – Houve algumas mudanças no Secretariado desde o início do governo. Qual foi o principal elemento motivador?

VF – Primeiro, é importante salientar que nem toda mudança é motivada por insatisfação, incompetência ou algo do gênero. A mudança depende de um conjunto de fatores, de um contexto. No caso de Barra do Rocha, algumas mudanças ocorreram para que os objetivos da gestão fossem alinhados, mas aproveito a oportunidade, também, para parabenizar a todos que ocuparam com maestria as nossas Secretarias de Governo.

UN – Barra do Rocha é um dos poucos municípios sul baianos que estão fora do Cauc. O que isso representa?

VF – Como se sabe, o Cauc é uma espécie de Serasa que impede que os municípios firmem convênios com a União e, consequentemente, recebam obras. Conseguimos tirar Barra do Rocha do Cauc e atualmente o município se encontra adimplente. Já estamos trabalhando junto aos nossos deputados para que Barra do Rocha seja contemplada com as emendas parlamentares. A expectativa é que ainda este ano algumas obras já sejam implementadas no município.

UN – Quem serão os candidatos a deputados estadual e federal da prefeita Vera Franco?

VF – Olha, o nosso deputado estadual será o nosso amigo, amigo de Barra do Rocha, amigo do povo de Barra do Rocha, Alan Sanches, que tem visitado constantemente o município e está sensível às demandas de nossa gente, inclusive já encaminhou algumas emendas para o município. Já o deputado federal que terá o nosso apoio em tempo oportuno será anunciado.

Vera Franco confirma poio a Rui Costa (Foto: Ubatã Notícias)
Vera Franco confirma apoio a Rui Costa (Foto: Ubatã Notícias)

UN – E para o governo do Estado?

VF – Para o governo do estado somos solidários, fazemos parte da aliança estadual e por isso ajudaremos a eleger o atual Chefe da Casa Civil da Bahia, Rui Costa, um homem mais do que preparado para atender as demandas do estado. Não poderia deixar de citar, também, que Otto Alencar, um amigo nosso de longa data, também fará a composição da chapa e concorrerá ao Senado Federal.

UN – Comenta-se que houve rompimento político entre Vera Franco e o ex-prefeito Jônatas Ventura. A informação procede?

VF – Jônatas é um amigo nosso de longa data. Juntos, disputamos mais de uma eleição. É natural, numa amizade de tantos anos, haver desentendimentos, mas é uma pessoa a quem respeito muito. Acredito que uma conversa, em tempo oportuno, aparará qualquer aresta que ficou. Jônatas contribuiu muito com o município. Com o seu olhar vanguardista, trouxe muitas obras para Barra do Rocha.

UN – O TCM determina que as prefeituras não gastem mais de 54% da receita corrente líquida do município com pagamento de pessoal. Como está Barra do Rocha nesta questão?

VF – A exemplo da maioria dos municípios baianos, Barra do Rocha também fechou 2013 com gastos com pessoal acima do permitido. Certamente, não inflamos a folha dos servidores públicos. Ocorre é que todos os anos, a título de exemplo, o Governo Federal estipula um novo Piso do Magistério, mas a queda de arrecadação dos municípios continua batendo recordes. É um cenário desolador. Ainda com todos estes problemas, é importante que se diga que estamos honrando, desde o primeiro dia de nossa gestão, os compromissos não apenas com servidores, mas também com os fornecedores da gestão municipal.

UN – O executivo não teve problemas em 2013 para aprovar projetos na Câmara Municipal. Ao que parece a relação com o legislativo foi a melhor possível…

VF – Primeiro é importante dizer que respeitamos a independência dos poderes. A Câmara Municipal tem feito também um grande trabalho em virtude dessa independência. Quanto ao bom relacionamento, acreditamos que há alinhamento de ideias, isso porque tanto o executivo quanto o legislativo trabalham diariamente por uma Barra do Rocha mais coesa, feliz e desenvolvida. Os nossos vereadores, certamente, estão fazendo um grande trabalho pelo município.

UN – Quais serão os grandes desafios políticos e administrativos de sua gestão para 2014?

VF – Do ponto de vista administrativo, acreditamos que promovemos muitos avanços em 2013. Já para 2014, o objetivo é identificar com mais rapidez e propriedade as demandas municipais para que haja um direcionamento mais ágil dos recursos públicos. Além disso, queremos que a relação com a comunidade seja ainda mais próxima este ano, com a implementação de mais visitas aos bairros do município e também à zona rural. No ano passado, os compromissos institucionais inviabilizaram um contato mais intenso com o nosso povo.

UN – Qual a grande marca da gestão Vera Franco até o momento?

VF – Certamente é a transparência, o zelo e a responsabilidade não apenas com o dinheiro público, mas também com a nossa gente. Os barrochense sabem que possuem uma prefeita honesta, trabalhadora, com uma história de vida bonita, e que não medirá esforços para fazer uma gestão séria, compromissada, participativa. Então, acredito que não dá para se falar em marca, mas sim em marcas do governo.

UN – Como espera deixar Barra do Rocha ao final do primeiro mandato?

VF – Tenho certeza de que Barra do Rocha não será a mesma após findarmos o nosso governo. Barra do Rocha vai estar de cara nova, com uma malha vicinal de toda a zona rural atendida, com sistemas de saúde e educação melhores, com uma política equilibrada. Estamos planejando um município capaz de atender as demandas estruturais, financeiras, educacionais, sociais e também no setor de saúde.

UN – Vera Franco vai para reeleição?

VF – Nenhum gestor pode administrar pensando em reeleição. Primeiro é preciso trabalhar com seriedade e transparência, algo que estamos fazendo. Depois disso, no momento oportuno, se forem reunidas as condições, poderemos ter uma definição sobre candidatura à reeleição. Mas falar nisso agora é prematuro. Uma coisa de cada vez. O nosso povo nos elegeu para um mandato e a nossa preocupação neste momento deve ser apenas esta: administrar exclusivamente pensando neste mandato.

UN – Considerações Finais.

VF – Quero dizer ao povo de Barra do Rocha que podem contar com a prefeita Vera Franco. Estamos sensíveis às demandas de nossa gente e queremos reiterar o compromisso assumido durante a campanha: trabalhar todos os dias para termos uma Barra do Rocha mais feliz, próspera e desenvolvida.  Este é o nosso desejo. Um grande abraço a todo o nosso povo.


Curta e Compartilhe.

Deixe um Cometário


Leia Também