A Polícia Civil do Distrito Federal deflagrou, na manhã desta quinta-feira (18), uma operação contra um grupo suspeito de fraudar pagamentos de guias de arrecadação por meio de códigos PIX adulterados. Segundo a investigação, houve prejuízo de R$ 21 milhões ao Banco do Brasil. Os agentes cumprem 10 mandados de prisão e 19 de busca e apreensão no Distrito Federal e em nove estados, incluindo a Bahia.
Na região, os policiais civis do DF estiveram na Prefeitura de Ubaitaba. Conforme revelou uma fonte policial ao Ubatã Notícias, houve busca e apreensão de documentos e equipamentos na sede do executivo ubaitabense. A operação, batizada de 08 Dígitos, teve o apoio da Polícia Civil de Ubaitaba. Até o momento não foi emitida uma nota sobre o ocorrido pela Prefeitura do município e informando qual o setor da gestão pública teria recebido a operação.
A investigação apontou que um grupo criminoso inseria códigos de barras de guias de pagamento válidas, mas adulteraram o QR Code de PIX para valores significativamente menores. As fraudes foram cometidas entre 7 e 31 de janeiro do ano passado.
Sete pessoas foram presas: seis no DF e uma em São Paulo. Segundo a Polícia Civil, três pessoas estão foragidos. Em nota, o Banco do Brasil informou que as investigações começaram após apuração interna que detectou irregularidades que foram informadas à polícia. (Ubatã Notícias)