UBATÃ NOTÍCIAS :: Bahia

Ubatã: IDEB do município avança, mas o caminho ainda é longo

IDEB de Ubatã avança nas séries iniciais e finais do Ensino Fundamental

O MEC divulgou nessa quarta-feira (15), o resultado do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB). O índice, criado em 2005, representa a iniciativa pioneira de reunir num só indicador dois conceitos igualmente importantes para a qualidade da educação: fluxo escolar e médias de desempenho nas avaliações.

Ubatã conseguiu elevar o IDEB do município nas séries iniciais, ou seja, do 1º ao 5º ano. Saiu da vergonhosa nota 2,5 em 2009 para 3,5 em 2011, ficando acima, inclusive, da meta do MEC, que projetava o IDEB do município em 3,3 para o ano passado. A meta, pouco ambiciosa, por sinal, é que Ubatã atinja 4,8 em 2021.

Já o IDEB do município das séries finais, ou seja, do 6º ao 9º ano, Ubatã saiu de 2,0 em 2009 para 2,6 em 2011, um pouco abaixo da meta estipulada que é 2,7, mas bem distante do objetivo que é alcançar o índice 6, o mesmo obtivo pelos países da Organização para a Cooperação e o Desenvolvimento Econômico (OCDE).

“INVESTIMENTO” DO MUNICÍPIO NÃO TRAZ RETORNO ESPERADO

Em menos de um ano, a Prefeitura de Ubatã, sob a gestão Edson Neves (PSD), “investiu” mais de 1,8 milhão de reais em livros, ou melhor, em paradidáticos. Com o “mega investimento”, a expectativa era que o IDEB do município alcançasse, no mínimo, nota 6. Como os verdadeiros avanços na educação só ocorrem a longo prazo, é bom aguardar mais um pouco. Viva a Leitura!

Resultado do IDEB – Anos Iniciais

Resultado do IDEB – Anos Finais

Redação Ubatã Notícias


Curta e Compartilhe.

Deixe um Cometário


Leia Também