Polícia Federal já concluiu 24 inquéritos – Ubatã, fora (por enquanto)!
A Justiça Federal em Jequié bloqueou ontem (09) os bens do prefeito de Ibirataia Jorge Fair (DEM) até o limite de 1,2 milhão de reais. A ação ajuizada é de improbidade administrativa por desvio irregular de recurso do Fundeb, ocorridos nos anos de 2006 e 2007. O bloqueio dos bens de Jorge Fair e de alguns de seus secretários faz parte da Operação Vassoura de Bruxa, da Polícia Federal.
O ex-prefeito de Ubatã Adailton Ramos Magalhães (PTB), o Dai da Caixa, foi indiciado na mesma operação, que investiga, desde 2008, fraudes em licitações e desvio de verbas federais em 30 municípios baianos. De acordo com o Blog do Gusmão, cada cidade gerou um inquérito e 24 deles já foram concluídos. O inquérito de Ubatã ainda não teve desfecho, fato que deve ocorrer até o final de 2012.
O inquérito de Ubatã será enviado (não há data definida) para a delegacia da PF de Ilhéus para ser relatado e encaminhado ao Ministério Público Federal, que apresentará (ou não) as denúncias à justiça federal. Só a partir daí, os indiciados deverão responder em juízo. O resultado do processo pode ser uma ducha fria nas pretensões de Dai da Caixa de voltar a comandar o executivo municipal.
Redação Ubatã Notícias