Caso não haja uma reviravolta surpreendente, a Câmara de Vereadores de Ubatã votará favorável ao aumento no número de edis do município. Quatro vereadores ubatenses confidenciaram ao Ubatã Notícias que votarão a favor da emenda 001/2011 à Lei Orgânica Municipal, que criará mais duas vagas do legislativo local, passando de 9 para 11 o número de vereadores.
Como os edis têm até o dia 7 de outubro (um ano antes da eleição) para aprovar a emenda, é provável que um vereador peça dispensa de pauta, o que permitiria que a emenda fosse votada e aprovada em apenas uma sessão. O polêmico aumento no número de vereadores do Brasil ainda se encontra em análise pelo Supremo Tribunal Federal – STF.
O aumento no número de vereadores de Ubatã não eleva OFICIALMENTE os custos do erário municipal, pois o pagamento dos legisladores vem do Duodécimo da Câmara, que hoje gira em torno de R$ 86 mil reais. Por outro lado, alguns edis, com todos os seus acordos, contratos e “parcerias” com o executivo, costumam custar caro ao município. Oremos!
Redação Ubatã Notícias