UBATÃ NOTÍCIAS :: Bahia

Reconhecimento Facial da SSP ultrapassa a marca de 300 foragidos da Justiça localizados em 2025 na Bahia

Câmera facial instalada em Ubatã — Foto: Ubatã Notícias

O Sistema de Reconhecimento Facial da Secretaria da Segurança Pública (SSP-BA) ultrapassou a marca de 300 foragidos da Justiça localizados em 2025. Três pessoas foram encontradas na quarta-feira (19), em Salvador e na cidade de Juazeiro.

Nos primeiros 50 dias de 2025, a ferramenta alcançou seis procurados com mandados de prisão por dia na Bahia. No total, 307 foragidos foram encontrados este ano.

Começando pela capital baiana, um homem com dívida de pensão alimentícia e outro respondendo a processo por roubo passaram por pontos monitorados. Equipes do Centro Integrado de Comunicações (CICOM) acionaram guarnições da Polícia Militar mais próximas dos casos e as capturas foram realizadas.

Fechando a lista de capturas nas últimas 24h, na cidade de Juazeiro, região Norte da Bahia, um foragido pela prática de estupro de vulnerável (vítima com idade inferior a 14 anos) terminou alcançado pela tecnologia da SSP.

“Em 2024, com 1.132 foragidos localizados pelo Reconhecimento Facial, batemos o recorde de prisões com o uso da ferramenta. Aprimoramos o protocolo, instalamos câmeras em pontos estratégicos e, consequentemente, capturamos mais foragidos”, destacou o secretário da Segurança Pública, Marcelo Werner.

Acrescentou ainda que a Bahia é pioneira no uso da tecnologia, no Brasil. “Desde 2018 as Forças da Segurança utilizam o Reconhecimento Facial. Empregamos a ferramenta diariamente em 81 municípios baianos, além das festas populares, a exemplo do Carnaval”, completou Werner. (Bahia Notícias)


Curta e Compartilhe.

Deixe um Cometário


Leia Também