Na madrugada deste sábado (23), a primavera começa no hemisfério sul. Na Bahia, a nova estação chegará com menos chuva e temperaturas mais altas, atingindo, em seu período inicial, 40 graus no oeste do estado e na porção baiana do Vale do São Francisco. As informações são do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet).
No leste do estado, onde Salvador está localizada, as temperaturas tendem a ir se elevando no decorrer da estação. Entretanto, ainda não é o período mais quente: este ocorrerá no verão. De acordo com o Inmet, na primavera, a capital contará com uma maior quantidade de dias ensolarados, elevando a disponibilidade de radiação solar.
Salvador terá temperaturas mínimas entre 22 e 24 graus e máximas de 29 a 31 graus. Nos próximos dias, pode-se esperar chuvas fracas e isoladas pela manhã, mas com o predomínio de sol.
Segundo Giuliano Carlos, meteorologista da Defesa Civil de Salvador (Codesal), a tendência é que os primeiros meses de primavera sejam mais secos, por conta da atuação de uma massa de ar quente e por influência do El Niño, fenômeno que causa aquecimento no Oceano Pacífico. (Correio)