A Praia da Ponta de Nossa Senhora de Guadalupe, localizada na parte norte da Ilha dos Frades, em Salvador, foi considerada a quinta melhor praia do mundo e a segunda melhor do Brasil pelo Centro Internacional de Formación en Gestión y Certificación de Playas. No ranking mundial de 2024, divulgado no sábado (8), a praia ficou atrás de três praias cubanas e uma brasileira. Itaúna, no Rio de Janeiro, foi considerada a melhor do Brasil.
O relatório foi elaborado a partir de uma revisão de mais de 60 sites que publicam rankings de praias no mundo. A abordagem leva em consideração a qualidade ambiental das localidades, em termos de funcionalidade do ecossistema e satisfação das necessidades humanas. No ano passado, Ponta de Nossa Senhora de Guadalupe já havia sido eleita a 3º melhor do mundo.
Há 11 anos, a praia recebeu o selo Bandeira Azul, certificação internacional para praias com padrões elevados de gestão ambiental. Os critérios incluem qualidade da água, conservação ambiental e infraestrutura de apoio para visitantes e comunidade local.
Ponta de Nossa Senhora está localizada entre o Morro de Nossa Senhora de Guadalupe e o Outeiro dos Carneiros. Possui grande faixa de mata nativa e é uma das praias mais procuradas da Ilha dos Frades.
A praia de Guadalupe é a única do Nordeste a compor o top 5 de praias melhores do Brasil. As outras quatro praias estão localizadas no Rio de Janeiro. A praia de Itauna ficou em 1ª lugar, Grumari em 3ª, Praia do Forno em 4ª e Praia Azeda em 5ª. (Correio 24h)