UBATÃ NOTÍCIAS :: Bahia

Posso pegar doenças na academia? Veja quais as mais comuns e como se proteger

— Crédito: Shutterstock

Academias são espaços compartilhados por muita gente, com aparelhos, bebedouros e vestiários sendo usados por centenas de pessoas todos os dias. Mas, em meio aos treinos, você já parou para pensar nas doenças que podem ser transmitidas nesse ambiente?

Segundo os infectologistas Rosana Ritchmann, do laboratório Delboni, em São Paulo, e André Bon, do Exame Medicina Diagnóstica, o risco existe. As principais ameaças estão ligadas à transmissão de vírus respiratórios e a algumas infecções de pele.

Rosana explica que a combinação de respiração intensa e ventilação precária favorece a disseminação de vírus como o influenza (causador da gripe), coronavírus (Covid-19) e até mesmo a coqueluche. “São várias as possibilidades quando a gente pensa em um ambiente fechado e mal ventilado, em relação a todos os vírus respiratórios”, diz a médica.

Bon concorda e reforça que essas doenças são as mais facilmente transmissíveis nesses locais.

“Por serem transmitidas por gotículas ou contato direto com secreções respiratórias de pessoas infectadas, é importante que indivíduos com sintomas como tosse, espirros, coriza e febre não frequentem a academia”, orienta o infectologista. *Ler mais Ler mais no Metrópoles.


Curta e Compartilhe.

Deixe um Cometário


Leia Também