Uma garoupa-verdadeira (Mycteroperca marginata) foi encontrada em estado avançado de decomposição em Santos, no litoral de São Paulo. A espécie, que está vulnerável à extinção, é a mesma que estampa as notas de R$ 100.
A jornalista Mariana Nerome, de 23 anos, contou ao g1 que caminhava pela faixa de areia da Praia do José Menino, por volta das 16h de sábado (27), quando sentiu um forte odor e viu dezenas de pessoas ao redor do animal. “Era um peixe muito grande com um cheiro muito forte, estava horrível”.
O biólogo marinho Eric Comin foi quem identificou o peixe encontrado em Santos como sendo o mesmo das notas de R$ 100. O especialista explicou que a garoupa-verdadeira é carnívora, pode atingir 1,60 metro e pesar até 60 kg. Abaixo você confere mais detalhes sobre a espécie.
A Prefeitura de Santos informou à equipe de reportagem que, por se tratar de um animal silvestre, o manejo, captura e orientações devem ser realizados pelo Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) e pela Polícia Militar (PM) Ambiental.
Mariana afirmou que até as 17h, quando deixou a faixa de areia, a carcaça do peixe ainda não havia sido retirada. O g1 entrou em contato com o Instituto Gremar, que atua na reabilitação e resgate de animais marinhos na região, mas não teve retorno até a última atualização desta reportagem. (G1)