Uma paciente está internada em estado grave em um hospital de Vitória da Conquista, no sudoeste da Bahia, após ser submetida a uma cirurgia de papada (cervicoplastia). O procedimento foi realizado por uma biomédica, que não tem autorização para fazer a cirurgia, segundo o Conselho Regional de Medicina do Estado da Bahia (Cremeb). O órgão recebeu a denúncia na segunda-feira (14) e apura o caso.
A paciente buscou uma clínica para realizar a “lipo de papada”, procedimento que remove o excesso de gordura localizada na região do pescoço e abaixo do queixo. A cirurgia não deu certo e a paciente, uma jovem, precisou ser levada a um hospital, onde passou por cirurgia e foi entubada. Seu estado de saúde é grave, segundo o médico Otávio Marambaia, presidente do Cremeb.
“Uma biomédica causou uma lesão corporal grave no paciente que foi submetido ao procedimento. Ela, provavelmente, se apresenta como médica em Vitória da Conquista. Esse paciente foi internado em estado grave, teve que ser entubado e passar por procedimentos cirúrgicos complexos para salvar sua vida”, diz o presidente. O conselho enviou uma equipe à cidade para fiscalizar o caso. A identidade da biomédica não foi revelada, assim como mais informações sobre a paciente.
“As redes sociais têm sido usadas por pessoas que não são médicas e propagam terapias e atendimentos dizendo que eles não possuem efeitos colaterais”, diz Otávio Marambaia. A biomédica de Vitória da Conquista que lesionou uma paciente divulga seus atendimentos nas redes sociais. A Polícia Civil não informou se recebeu denúncias sobre o episódio. (Correio 24h)