A Bahia terá 4.815 colégios com acesso à banda larga, até 2026, pelo programa Escolas Conectadas. O anúncio foi feito nesta terça-feira (26) pelo Governo Federal. O número representa 36% das 13.339 escolas públicas de educação básica no estado.
Atualmente, a Bahia já conta com 8.524 colégios com acesso à internet rápida. Outro desafio do programa é garantir conexão por Wi-Fi, o que vai envolver 8.007 instituições de ensino públicas baianas.
A meta, segundo o Governo Federal, é garantir conexão por fibra óptica ou via satélite com velocidade de pelo menos 1 Mbps por aluno. Na Bahia, são cerca de 2,8 milhões de matrículas na educação básica.
No momento, o estado tem 1.120 escolas com velocidade de internet monitorada e adequada, 3.465 com velocidade monitorada, mas de qualidade insuficiente, e 8.754 sem qualquer tipo de monitoramento.
Para as escolas que não possuem acesso a energia elétrica ou que possuem somente acesso à energia elétrica de gerador fóssil (114 unidades escolares na Bahia), será viabilizada a conexão com a rede pública de energia ou geradores fotovoltaicos. (Correio)