Quando um transatlântico atraca no Porto de Salvador, no mês de outubro, pessoas que trabalham no trade turístico têm uma certeza: começou mais uma temporada de cruzeiros. Os navios chegam e a economia sorri. Para se ter ideia, a estimativa da Cruise Lines International Association Brasil (Clia Brasil) é que cada um dos 325 mil turistas, que chegarão a Salvador nos cruzeiros, gastem, cada um, cerca de R$ 816,56, ou seja, um incremento de mais de R$ 265 milhões entre os meses de outubro e abril.
A estimativa para a temporada 2023-2024, da Clia Brasil prevê um crescimento de 100 mil passageiros de cruzeiros a mais do que na última temporada, de acordo com a Companhia das Docas do Estado da Bahia (Codeba) só no Porto de Salvador. Em todo o estado, a previsão é de mais de 440 mil turistas desembarquem de navios de cruzeiros na temporada – um acréscimo de aproximadamente 40 mil em relação a temporada passada, até então, a maior da década. Segundo dados da Clia, em 2022, mais de 650 mil viajaram em cruzeiros pelo Brasil. Dos que passaram por Salvador, mais de 60% desejam voltar.
Segundo a Secretaria de Turismo do Estado da Bahia (Setur), as escalas do Porto de Ilhéus também aumentaram: são 33 este ano, três a mais do a temporada anterior. Porto Seguro também terá operações, que ainda estão sendo contabilizadas. *Ler mais no Correio 24h.