Ibirapitanga foi contemplada, em cerimônia realizada em celebração aos 50 anos do Conselho Estadual do Meio Ambiente – CEPRAM, em Salvador, com o prêmio Bahia Sustentável e a Medalha de Mérito Ambiental. Ibirapitanga foi premiada em virtude da implantação do Programa Produtor de Água em parceria com a Organização e Conservação de Terras (OCT). O município foi um dos homenageados na cerimônia e recebeu do Governador Jeronimo Rodrigues o reconhecimento.
Atuando desde de 2014, quando a Política Pública de Pagamento por Serviços Ambientais foi implantada pela gestão do então prefeito Isravan Barcelos, o programa teve continuidade na gestão Junilson Batista, e incentiva de forma financeira e não financeira os provedores de serviços ambientais na adoção de boas práticas, o que impacta positivamente no desenvolvimento rural sustentável, com geração de renda e conservação dos recursos naturais para o bem estar de todos.
O prefeito Junilson destacou a importância da iniciativa: “O programa fortalece as políticas ambientais, a promoção do fortalecimento da agricultura familiar, cria condições de superar o desmatamento, a contaminação do solo e da água e promove dignidade a população do campo . Esse prêmio é muito importante para todos os ibirapitanguenses, também serve se exemplo para outros municípios”, destacou o gestor.