UBATÃ NOTÍCIAS :: Bahia

Ibirapitanga firma parceria para implementação do Projeto CompensAÇÃO

— Crédito: Divulgação

A Prefeitura de Ibirapitanga oficializou, na manhã desta terça-feira (25), a assinatura do primeiro Termo de Parceria e a instituição da Câmara Técnica do Projeto CompensAÇÃO. O acordo foi firmado pelo prefeito Jé Assunção e pelo diretor da Organização de Conservação de Terras do Baixo Sul da Bahia (OCT), Joaquim Cardoso, na sede da OCT, em Ibirapitanga. Com isso, é a primeira das 11 cidades baianas contempladas na implementação de Pagamento por Serviços Ambientais (PSA), a assinar o termo.

A OCT recebeu um aporte de US$ 4,39 milhões (quatro milhões, trezentos e noventa e quatro mil dólares) do Fundo Internacional de Desenvolvimento Agrícola para financiar o Projeto. Parte desses recursos será destinada à aquisição de bens, serviços e consultorias para viabilizar a execução da iniciativa.

— Crédito: Divulgação

O CompensAÇÃO tem como principais objetivos reduzir a pobreza rural por meio do aumento da produtividade e do PSA, além de promover a transição agroflorestal para sistemas mais sustentáveis e rentáveis. A iniciativa também busca diversificar os sistemas produtivos para impulsionar a produção e a renda dos agricultores locais, além de fomentar a compensação por serviços ambientais.

O prefeito Jé Assunção destacou a importância do projeto para o município. “Esta parceria representa um grande avanço para Ibirapitanga. Com o Projeto CompensAÇÃO, vamos fortalecer a agricultura familiar, garantir mais sustentabilidade e melhorar a qualidade de vida dos nossos produtores rurais”.

Para o secretário de Agricultura, Desenvolvimento Rural e Meio Ambiente, Iago Oliveira, a adesão traz grandes oportunidades para os trabalhadores rurais. “Nosso objetivo é proporcionar condições mais justas e sustentáveis para os agricultores de Ibirapitanga. Este projeto será um divisor de águas na forma como produzimos e cuidamos do meio ambiente”, finalizou.


Curta e Compartilhe.

Deixe um Cometário


Leia Também