UBATÃ NOTÍCIAS :: Bahia

Ibirapitanga: CEPAN promove Feira de Ciências e aborda o saber popular no mundo transdisciplinar

— Crédito: Divulgação

Nesta terça (10) e quarta-feira (11) aconteceu a Feira de Ciências do Colégio Estadual Paulo César da Nova Almeida (CEPAN), no município de Ibirapitanga – Bahia, que teve como tema “Ciência e saber popular no mundo transdisciplinar” e objetivou, principalmente, oportunizar aos discentes à imersão nos saberes populares por meio do conhecimento científico, tecnológico e pedagógico.

— Crédito: Divulgação

O objetivo da iniciativa, conforme a gestão da unidade escolar, foi estimular o protagonismo juvenil, bem como, incentivar na tomada de decisões e de novas experiências, contribuindo para sua formação integral e crítica no mundo transdisciplinar.

— Crédito: Divulgação

As turmas foram organizadas através de temáticas, as quais foram trabalhadas pelos docentes durante as unidades letivas, utilizando metodologias participativas como, pesquisas, diálogos, produções artísticas, produção de jogos matemáticos, além de experimentos químicos e outras.

Os estudantes, a equipe docente e gestora definiram e se organizaram com as temáticas abaixo:
1° Ano A/B (Integral), 1° Ano Agroecologia, EJA Etapa VII
Produtos de Higiene e Limpeza Biodegradáveis
2° Ano A/B (Integral), EJA Etapa VI
Jogos Matemáticos
2° Ano A/B – Agroecologia
Plantas Medicinais, PANCs e Compostagem
3° Ano A Integral, 3° Ano A Agroecologia
Ciência e Ficção Científica

As atividades permitiram que os estudantes adquirissem novos conhecimentos, desenvolvessem diversas habilidades desde a parte de pesquisa, planejamento e organização até a etapa de acolhimentos aos estudantes visitantes das escolas locais e da região e explicação de cada atividade produzida.

Foi notória a satisfação dos visitantes em todas as salas temáticas ao terem acesso a jogos, equipamentos, aplicativos, alimentos, entre outros, isto se deu pelo fato da feira apresentar novidades e descobertas para o público.
As escolas da cidade e da região prestigiaram a Feira de Ciências, através da visitação das salas temáticas e tiveram contato com novos saberes, visando estimular a continuidade e engajamento dos estudos na pesquisa.


Curta e Compartilhe.

Deixe um Cometário


Leia Também