UBATÃ NOTÍCIAS :: Bahia

Guia antifraude para a compra de carros usados!

— Crédito: Divulgação

Um guia antifraude para a compra de carros usados é o que procura? Então chegou ao lugar certo.

Comprar um carro usado não é tarefa fácil: envolve analisar os mínimos detalhes para se certificar de estar realizando uma compra informada, e, acima de tudo, evitar problemas em um futuro não tão distante.

Para isso, é essencial estar atento a determinados pontos na hora da compra. Nosso guia antifraude para a compra de carros usados vai ajudar você nessa tarefa. Acompanhe e confira nossas dicas!

Confira um guia antifraude para a compra de carros usados

Confira se o hodômetro não foi adulterado

Uma das fraudes mais comuns em carros à venda em Salvador é a adulteração do hodômetro. Basicamente, trata-se da adulteração da quilometragem de um veículo antigo. A estratégia é usada para melhorar o valor de mercado de um carro que teria um valor menor por conta da quantidade de km.

Imagine, por exemplo, que um Logan 2009 com 200 mil quilômetros rodados seja alterado para 90 mil quilômetros. Querendo ou não, seu preço fica melhor.

Porém, isso traz graves perigos a quem comprá-lo, visto que a manutenção para um carro com 200 mil km é diferente.

Para se proteger, leve o veículo até uma vistoria que possua um scanner, aparelho que detecta a quilometragem real do carro.

Além disso, examine sinais de desgaste no pedal, volante e bancos, que podem indicar uma utilização mais intensa do que a quilometragem apresentada.

Vá para um local com espaço e faça “zerinhos” em baixa velocidade para ouvir barulhos na suspensão

Carros usados podem apresentar problemas na suspensão, que, assim como a quilometragem adulterada, pode apresentar perigos ao condutor.

Para evitar comprar um carro com vários problemas no sistema de suspensão e amortecimento, vá até um local espaçoso e faça “zerinhos” em baixa velocidade.

Esse movimento circular ajuda a encontrar barulhos ou comportamentos anormais na suspensão, como estalos e rangidos, que podem indicar problemas.

Peça pelo histórico de manutenção do carro

Outra maneira de evitar fraudes na compra de carros usados é solicitar o histórico de manutenção do veículo. Na realidade, esta deveria ser uma prática comum que acaba não acontecendo nas transações de carros brasileiros.

Trocas de óleo, revisões periódicas e reparos significativos podem apontar problemas no carro que podem estar sendo escondidos do comprador.

Portanto, caso esteja considerando a compra de um carro usado, peça pelo histórico. Caso o vendedor não queira apresentar nenhum tipo de documento em relação às trocas e manutenções, evite a compra e considere partir para outro veículo.

Tudo isso pode ser feito por uma vistoria cautelar particular

Para ter a certeza de que todas essas dicas que trouxemos serão realizadas da forma correta, é possível resumir o processo de verificação de cuidados levando o carro até uma vistoria cautelar particular.

Embora tenha um valor um pouco mais elevado do que levar o carro em uma mecânica comum, essa vistoria pode salvar você de uma fria, e até mesmo de gastos maiores no longo prazo.

É bom lembrar, também, que esse tipo de consultoria personalizada possui acesso a sistemas que mostram se o carro já passou por leilão, ou até mesmo em relação a quilometragem adulterada. Vale a pena!

Tome cuidado na hora da compra!

Por fim, indicamos que você tenha cuidado na hora da compra do seu carro. Ter atenção aos detalhes pode fazer a diferença entre comprar um carro usado em bom estado ou então uma dor de cabeça enorme.

Tendo esses cuidados, você pode não só economizar na hora da compra, mas também nas futuras manutenções que fará no carro. Por último, lembre-se de que, por Lei, as revendas são obrigadas a fornecer garantia mecânica de pelo menos 3 meses aos carros usados. Até a próxima!


Curta e Compartilhe.

Deixe um Cometário


Leia Também