Auditoria aponta 23 gravesirregularidades no setor de saúde
Uma auditoriarealizada pelo Sistema Nacional de Auditoria do SUS, no setor de saúde de Ubatã,referente ao ano de 2008, quando a cidade era administrada pelo ex-prefeitoAdailton Ramos Magalhães (PTB), o Dai da Caixa, apontou 23 graves irregularidadesno setor.
Dentre as maisgraves irregularidades apontadas está a transferência ilegal de recursos dascontas do FMS para as contas da Prefeitura num montante superior a R$ 130 milreais. Além disso, foram realizados diversos saques nas contas do FMS, fato quecontraria resoluções do TCM.
A auditoriaaponta também a emissão de quarenta cheques sem fundos pela SecretariaMunicipal de Saúde, cheques estes assinados pelo ex-prefeito Dai da Caixa. A auditoriachama a atenção ainda para a ausência de vários documentos, a exemplo deprocessos de pagamentos e licitatórios.
A auditoriado SUS sugeriu que o valor da transferência ilegal seja devolvido. Além disso,sugeriu, ainda, o encaminhamento do parecer para a DAB, Tribunal de Contas dosMunicípios (TCM), a 7ª Dires, a DASF e ao Conselho Municipal de Saúde e para oMinistério Público do Estado da Bahia.
Redação Ubatã Notícias