
Os estudantes da rede pública com conclusão prevista do ensino médio em 2025 terão pré-inscrição automática na edição do Exame Nacional do Ensino Médio de 2025. A novidade foi anunciada pelo ministro da Educação, Camilo Santana, em publicação nas redes sociais na noite desta quinta-feira (22).
O ministro disse que o objetivo da medida é estimular a participação dos alunos do 3º ano e facilitar o processo de inscrição. Assim, os estudantes pré-inscritos apenas precisarão entrar no endereço da página, confirmar sua inscrição e fazer a opção pela prova de línguas que desejarem: prova de inglês ou a prova de espanhol. A pré-inscrição já garante a isenção da taxa de inscrição no exame.
Segundo informações da Agência Brasil, Camilo Santana também anunciou que participantes do Enem que com mais de 18 anos ainda não concluíram a educação básica voltarão a obter a certificação no ensino médio. O mecanismo foi extinto em 2016.
Para isso, os participantes precisavam atingir pelo menos 450 pontos em cada uma das áreas de conhecimento das provas e nota acima de 500 pontos na redação. Em 2017, o MEC decidiu que o exame serviria apenas como prova de seleção para o ensino superior.
Desde então, em substituição, o Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (Encceja), com edições anuais, foi adotado pelo governo federal como prova oficial para atestar os conhecimentos de jovens e adultos que não concluíram o ensino fundamental ou médio na idade adequada. O bom desempenho no Encceja resulta na obtenção da certificação.
EDITAL 2025
O Inep informou que todo o detalhamento das novidades do Enem 2025, bem como o valor da taxa de inscrição e formas de pagamento serão divulgados em edital próprio previsto para ser publicado na noite desta sexta-feira (23), em edição extra do Diário Oficial da União.
As inscrições para o Enem começam oficialmente na próxima segunda-feira (26) e vão até 6 de junho. Os interessados devem se inscrever exclusivamente na mesma Página do Participante. As informações são da Agência Brasil. (Bahia Notícias)