UBATÃ NOTÍCIAS :: Bahia

Em Conquista, uniforme dedura alunos que faltam à escola

Criança com uniforme inteligente em Conquista

Do Pimenta

Vitória da Conquista é o primeiro município brasileiro a adotar tecnologia que “entrega” o aluno que falta às aulas. O “Uniforme Escolar Inteligente”, baseado em rádio frequência, informa ao responsável se o aluno está na escola ou “filou” aula. A prefeitura investiu R$ 1 milhão para implantar o sistema que funcionará, inicialmente, em 25 escolas e atenderá a cerca de 20 mil estudantes. Um chip é colocado no uniforme escolar. Quando o aluno entra na escola, este sensor então avisa ao pai da criança ou adolescente.

Cada uniforme vem com etiqueta que usa número universal. No chip, são cadastrados dados do aluno e número do celular do pai ou responsável para o qual será enviada mensagem informando se o estudante tá na escola ou deu uma “fugidinha”. O prefeito Guilherme Menezes diz que o projeto cria condição para aliar “educação, segurança e possibilita parcerias com o Ministério Público, Conselho Tutelar, Polícia Militar, sempre defendendo a comunidade escolar, os alunos e a própria família”. A engenhoca tem o apoio da justiça local.

Mãe de três alunas do Caic Paulo Freire, Miraildes do Prado diz que uniforme “vai ser ótimo, por se tratar de “uma segurança a mais para os alunos”. “Eu sempre me preocupo com as minhas três filhas que estudam aqui no Caic e, agora, irei ficar mais tranquila”.


Curta e Compartilhe.

Deixe um Cometário


Leia Também