UBATÃ NOTÍCIAS :: Bahia

Elevação do preço do cacau aumenta ocorrência de furtos da amêndoa em fazendas da região

— Crédito: Reprodução/Ubatã Notícias

Proprietários rurais de diversos municípios da região têm relatado furto/roubo de amêndoas de cacau nas últimas semanas. O crime, conforme relato de cacauicultores, têm relação direta com a valorização do cacau, cujo preço atual da arroba é de R$ 870,00. Num vídeo que circula nas redes sociais, um produtor narra que teria feito a colheita do cacau num dia, mas não havia “bandeirado”. No dia seguinte, após retornar ao local, restavam apenas as cabaças.

Com o crescente furto/roubo de amêndoas, a Prefeitura de Ibirataia, um dos municípios produtores de cacau da região, enviou um aviso circular a empresas de comercialização do produto recomendando a adoção de medidas contra o crime. “Ao receber a visita de um “novo” produtor, é importante, antes de formalizar a transação de compra, solicitar os seguintes dados; nome, RG, CPF, endereço do imóvel rural, se é proprietário ou meeiro, além do telefone para contato”, diz trecho do documento.

— Crédito: Reprodução/Ubatã Notícias

Com a adoção dessas e outras medidas, a gestão municipal ibirataense acredita que fornecerá à Polícia Civil informações importantes para casos de furto do produto. O documento ainda demonstra preocupação com o aumento da criminalidade no campo, sobretudo nesse período de alta do cacau, como também a falta de estrutura do estado para dar suporte e garantir a segurança do homem e da mulher do campo. (Ubatã Notícias)


Curta e Compartilhe.

Deixe um Cometário


Leia Também