Em Barcelona há muita história, muita tradição, uma saborosa gastronomia, paisagens maravilhosos e, acima de tudo, um povo muito hospitaleiro, motivo pelo qual você vai se sentir bem à vontade. Mais ainda se começar a colocar em prática a língua que está aprendendo! Tudo será certamente mais fácil e você conseguirá desfrutar com os passeios e excursões a lugares incríveis que há por aquela região.
Barcelona, capital da Catalunha
Catalunha é hoje em dia uma comunidade autônoma da Espanha e a sua capital é a cidade de Barcelona. Nessa comunidade, que se desenvolveu durante a Idade Média, há diversos povos medievais que bem vale a pena conhecer, não só pelo seu encanto, mas também por tudo o que essas aldeias oferecem aos seus visitantes.
Conhecer essas aldeias possibilitará que você faça uma viagem ao passado, precisamente à época medieval, e possa vivenciar a história daquela época, conhecendo as tradições, os costumes e a cultura.
A seguir, as aldeias medievais que você deve conhecer durante a sua temporada em Barcelona:
a) Besalú
Besalú é uma aldeia que ainda hoje continua mantendo o seu espírito medieval. Já na hora de entrar na aldeia dá para sentir esse ar de época, pois é necessário atravessar uma ponte de pedra, do mesmo jeito que era necessario fazer no passado.
As ruas de Besalú ainda são de pedra e é andando por elas que é possível chegar até o Mosteiro de Sant Pere e aos antigos banheiros judeus. Hoje em dia Besalú tem 2400 habitantes.
No passado romano, era um povo muito próspero devido ao comércio que ainda hoje é possível comprovar através da oficina de elaboração de peças metálicas do século I depois de Cristo.
Apesar de ter sofrido com a peste negra, Besalú lutou ao longo da história para poder manter e conservar o seu patrimônio, que na atualidade todos os seus visitantes podem desfrutar.
b) Siurana
Situado sobre uma grande rocha de pedra caliça, esta aldeia medieval tem só 20 habitantes e é um dos povos medievais mais bonitos da região.
Devido a sua localização geográfica, protegida pela Serra de Gritella, Siurana foi o último ponto da dominação muçulmana em Catalunha. É possível visitar as ruinas da fortaleza que fica no ponto mais alto e com uma vista espetacular do vale.
Alpinistas que chegam de diversos lugares do mundo, transformaram a Siurana em um santuário e região de peregrinação. Vale a apena conferir!
c) Monells
Só resta uma muralha no antigo castelo dos Viscondes de Bas, que fica no centro desta aldeia medieval em Catalunha, que até hoje se sustenta basicamente com o turismo.
As ruas empedradas junto com as torres que possuem um estilo românico e a muralha, levam aos turistas de imediato para um passado medieval.
Embora também existam a edificações de estilo gótico, como por exemplo, a Praça do Azeite e a Rua dos Arcos, Monells é muito especial e está sob a proteção do Patrimônio Cultural Europeu.
d) Guimerá
Segundo a maioria dos visitantes, Guimerá é a aldeia medieval da Catalunha mais bonita. Localizada na província de Lérida, ainda conserva uma fortaleza imponente.
As casas em Guimerá são o grande destaque por conta do tipo de construção: foram feitas de pedra e possuem interessantes detalhes de decoração tanto nas janelas como nas portas.
É possível respirar o passado simplesmente olhando para os arcos tradicionais e característicos da época medieval: eles foram mantidos exatamente igual!
Esta aldeia tem muita semelhança com um labirinto, pois possui muitas ruas estreitas, galerias cobertas e um rio e casas que contribuem para essa sensação.
Se você quiser viver uma experiência única e inesquecível, tente visitar Guimerá durante a segunda semana de agosto. Nesse período é comemorado o Mercado Medieval de Guimerá.
A aldeia se veste de festa, com uma decoração medieval em todas as ruas e com as pequenas lojas oferecendo artesanato de época.
e) Castellfolit de la Roca
Localizada na Região Vulcânica da Garrocha, a 50 metros de altura, esta aldeia parece uma muralha criada pela própria natureza!
Est aldeia tem menos de um quilometro quadrado e possui casas e construções feitas com rochas e pedras basálticas.
Castellfolit de la Roca possui mil habitantes que vivem do turismo.
f) Pals
São aproximadamente 2400 pessoas que moram em Pals, uma vila medieval muito bonita e atraente. As primeiras construções são do século IX, quando foi criado o seu castelo.
O centro histórico de Pals fica sobre uma colina que está rodeada de planícies. No passado, era uma região de pântanos.
Ao longo dos anos esta aldeia foi restaurada, mantendo sempre as peças decorativas e também defensivas de diversas épocas desde a sua construção original.
Impossível chegar a Pals e não visitar o Museu de Arqueologia Submarinha, que fica em uma das casas mais imponentes da região.
Também é obrigatório visitar a Torre das Horas, uma torre românica circular que é o ponto mais representativo desta aldeia medieval em Catalunha.