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Tanto para a teoria. Na prática, alguns programas de e-mail (por exemplo, o aplicativo padrão para Windows Phone) bloqueiam a capacidade de resposta, o que faz com que as mensagens nem sempre sejam convertidas para a versão móvel. Portanto, vale lembrar os seguintes pontos.

Layout de coluna única

Ao criar uma mala direta ou boletim informativo para dispositivos móveis, use um layout de coluna único. Uma mensagem responsiva deve se adaptar movendo a segunda e a terceira colunas para o fundo, mas caso isso não aconteça, é melhor criar a mensagem em uma coluna imediatamente. Especialmente se sua correspondência não contiver muitos elementos.

Organização lógica do conteúdo

Os e-mails responsivos geralmente mudam seu layout com uma largura de 480 px. Portanto, certifique-se de que, no caso das variantes de 2 ou 3 colunas, o conteúdo da mensagem seja devidamente planejado. Depois de transferida, a mensagem deve ser tão legível e compreensível quanto na versão desktop.

Largura apropriada

Caso a capacidade de resposta do e-mail seja bloqueada, ele se ajustará à tela do smartphone. Portanto, a largura do projeto deve estar entre 320 e 550 px.

Template transparente

Os usuários de smartphones têm apenas uma pequena tela à disposição. Portanto, alguns elementos do modelo de mensagem, típicos da versão desktop, devem ser reduzidos na versão móvel.

Em primeiro lugar, vale a pena abrir mão de vários tipos de enfeites. Você deve manter um plano de fundo simples e um design minimalista para um modelo de e-mail claro.

Desta forma, o destinatário, que apenas escaneia a mensagem em um dispositivo móvel, reconhecerá facilmente sua mensagem.

Conteúdo conciso

Não é segredo que os usuários da Internet não costumam ler a capa após receberem. Eles gastam apenas frações de segundo decidindo se estão interessados ​​em um determinado conteúdo ou não.

Não é fácil chamar a atenção deles por e-mail, e mais difícil ainda por meio de um smartphone. Você tem pouco espaço e pouco tempo para interrompê-los com sua mensagem. Por esse motivo, concentre-se em comunicar as informações mais interessantes e importantes logo no início da mensagem.

Evite frases longas, longas, desnecessárias a entrar em detalhes e simplesmente “derramar água”. Em vez disso, opte por marcadores, parágrafos curtos e títulos atraentes.

Gráficos simples

Assim como com o texto, você deve lidar com os gráficos usados ​​nos e-mails. Escolha os simples e não detalhados. Porque? No caso de mensagens responsivas, os gráficos são dimensionados, portanto, na tela do telefone, eles serão muito menores do que na área de trabalho.

Algo que é claramente visível em um monitor de computador pode se tornar completamente ilegível em um smartphone. Portanto, prepare fotos ou imagens simples com uma resolução ajustada à largura do modelo de e-mail.

Lembre-se também de que gráficos maiores que 100 – 150 KB podem causar problemas ao abrir a mensagem.

CTAs e links visíveis

Em um dispositivo móvel, é impossível passar o mouse sobre texto ou gráficos para ver se eles estão vinculados a alguma página. Portanto:

  •  os links em sua correspondência ou boletim informativo devem se destacar fortemente e indicar que o elemento é clicável. Portanto, use os botões expostos com cores, molduras ou sublinhados claros;
  • link para elementos gráficos, porque eles são frequentemente clicados pelos usuários, e isso dá a você a chance de que mais pessoas visitem seu site.

É importante certificar-se de que os elementos mais importantes da mensagem estão na parte superior do e-mail. O CTA é sem dúvida um deles. Certifique-se de que o botão de call to action esteja visível assim que você abrir a mensagem.

O usuário deve ser capaz de reagir imediatamente para ir ao seu site automaticamente depois de ler o e-mail em um instante. Além disso, cada botão deve ser grande o suficiente para que o usuário toque nele confortavelmente com o dedo.

Recomenda-se o uso de elementos clicáveis ​​com tamanho mínimo de 44 x 44 px. Não pode haver nenhum outro link nas proximidades, de modo que o leitor não tome acidentalmente uma ação diferente da pretendida.

Remetente confiável

Se você não usa o Gmail Promotions Annotation ou a maioria dos seus destinatários usa outros clientes de e-mail (você pode verificar isso cuidadosamente nos relatórios do sistema), você precisa criar outra maneira de fazer sua mensagem ser notada.

Acontece que, na maioria dos clientes de e-mail móveis, a informação mais exposta sobre a mensagem é o remetente. Isso é especialmente verdadeiro para produtos Apple e dispositivos com novas versões do Android.

Na hora de desenhar um boletim informativo ou mailing para smartphones, vale a pena levar esse fato em consideração. O próprio nome do remetente deve encorajar o destinatário a abrir o e-mail.

Como deveria parecer? Poderia ser simplesmente o nome da marca, embora seja uma boa ideia complementá-lo com o nome de uma pessoa autêntica para que o leitor não tenha a impressão de estar em contato com uma instância impessoal.

Experimente as diferentes opções e teste para descobrir qual nome de remetente gera a maior taxa de abertura no seu caso.

Um tópico intrigante

O segundo item que chamará a atenção do destinatário ao abrir a caixa de correio é o assunto da mensagem. Nesse caso, basta seguir a política universal de marketing por e-mail. 

Vale a pena focar na personalização, em frases intrigantes ou no uso de caracteres especiais, como emoticons. Você também deve se lembrar que o tópico não deve ser muito longo. Se tiver mais de 5 a 6 palavras, não será exibido por completo na tela do smartphone.

O marketing por e-mail móvel tem suas próprias regras

Como você pode ver, o marketing por email para proprietários de dispositivos móveis é significativamente diferente de correspondências e boletins informativos recebidos em computadores.

Sua tarefa como profissional de marketing é cuidar de duas questões: a exibição correta de mensagens em smartphones e sua alta taxa de abertura e, portanto, também a conversão que a segue.


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