UBATÃ NOTÍCIAS :: Bahia

Continuação

Por um bom motivo, no final de 2020, a OMS – Organização Mundial da Saúde, reforçou a importância dos exercícios para se manter saudável. E são vários os estudos científicos, que comprovam os benefícios clínicos da relação exercício-imunologia.

Além de fortalecer os anticorpos, o treinamento físico tem uma poderosa ação anti-inflamatória, evita doenças cardiovasculares, melhora a pressão arterial, diminui os níveis de estresse, revigora a musculatura e torna possível uma melhor qualidade de vida, com o passar dos anos. É bom ter em mente, que se manter ativo, ainda é uma das melhores alternativas para evitar doenças.

Pesquisas recentes, mostraram que em uma caminhada rápida de 45 minutos, foi constatado o aumento de células imunológicas circulando pelo corpo, por até três horas após a atividade física. No entanto, essa resposta imediata do sistema imune acaba desaparecendo, a não ser que você mantenha os exercícios com regularidade. Ou seja, ao repetir a caminhada, tudo irá acontecer novamente, e tudo se soma, à medida que o tempo passa.

Em uma analogia, o Dr.PH David Nieman, explica ao Jornal do Esporte e Ciências da Saúde (Journal of Sport and Health Science), o efeito imunológico duradouro nos exercícios de forma bem simples, veja: “Digamos que você contrate uma pessoa para fazer a limpeza da sua casa, durante alguns dias da semana, por 45 minutos. No primeiro dia já é possível constatar a melhora na arrumação da casa, sendo que, quanto mais se repetir a vinda dessa pessoa, melhor e mais limpa ficará a casa.”

Isso porque, cada vez que você realizar uma atividade física, aumenta a troca de glóbulos brancos, melhora a resposta de imunidade do seu corpo, e cresce a atividade das células imunológicas na corrente sanguínea, procurando por infecção, segundo o Dr. David Nieman.

E não é preciso se exercitar todos os dias, você pode praticar exercícios três vezes por semana, por uma hora, por exemplo.  Escolha uma atividade que você goste, e não esqueça que o importante é estabelecer o hábito de exercícios frequentes. Com relação a intensidade, a moderada é excelente, para fortalecer o sistema imunológico.

A maioria dos estudos, examinou a atividade aeróbica, sendo assim, pense em caminhada, corrida, natação ou andar de bicicleta.

Caminhada: se for caminhar todos os dias, de 20 a 30 minutos para obter benefícios, e procure acelerar um pouco o ritmo ao caminhar. Caso opte por três vezes na semana, 45 minutos até 1 hora, são indicados. Caminhar é uma atividade fácil de ser incorporada ao dia a dia, desde caminhar até o trabalho, como levar o pet para dar uma volta, praticar no parque mais próximo, ou aproveitar enquanto caminha, para colocar o papo em dia com um amigo.

Corrida: se correr já faz parte da sua rotina, continue, mas lembre-se, forçar o ritmo, aumentar a intensidade nos treinos de corrida, não ajudará a elevar ainda mais a sua imunidade. A melhor escolha, são os treinos regulares de média intensidade. No entanto, se você quer começar a correr, é importante começar aos poucos, seguir uma planilha de treinamento é o ideal, porque você irá começar com caminhadas.

Natação: nadar é uma atividade de baixo impacto, em que é possível exercitar o corpo todo, já que quase todos os seus músculos são usados ​​quando você nada. Além de melhorar a resistência imunológica, aumenta a força muscular e a aptidão cardiovascular. Outro ponto importante da natação, é trabalhar a respiração, e o exercício na água tem um efeito relaxante.

Ciclismo: um exercício que pode ser praticado por qualquer pessoa, pois não provoca impacto, como também, não precisa de muito condicionamento físico, portanto, é ideal se você quer começar a praticar um esporte. Andar de bicicleta traz muitos benefícios para a saúde, além de ajudar a fortalecer a imunidade, melhorar a oxigenação, o sistema cardiovascular, tornar mais forte musculatura e articulações. Pedalar durante 30 a 60 minutos, de três a cinco dias por semana, tem ótimos resultados. E você pode praticar o ciclismo como lazer, ou para se deslocar no trânsito de forma fácil e rápida, sem congestionamentos.

Escolha um tipo de atividade que se adapte ao seu estilo de vida, e mexa-se, veja como você vai mudar a sua saúde, o seu dia, a sua vida, o seu mundo.


Curta e Compartilhe.

Deixe um Cometário


Leia Também