UBATÃ NOTÍCIAS :: Bahia

Com quantos anos ganhar o primeiro celular? Guia sobre uso de telas orienta pais e responsáveis

— Crédito: Valter Campanato/Agência Brasil

Um guia sobre o uso de dispositivos digitais é o que os pais de crianças e adolescentes pediam às autoridades, especialistas e até universo e forças superiores. O Governo Federal tomou a frente sobre as instruções para o ambiente escolar ao restringir no início de 2025 o uso dos aparelhos nos colégios. Para dentro de casa, a luz chegou em março, com atraso, depois da promessa de lançamento do guia para outubro de 2024.

São 164 páginas que reúnem, principalmente, alertas quanto aos riscos de exposição a abusos, violências e bullying, além de atrasos no processo de desenvolvimento e de aprendizagem que poderiam ser causados por uso inadequado de dispositivos digitais.

Para ajudar pais e responsáveis a gerir o uso das telas, a publicação, finalmente, resolve a pergunta: qual a idade certa para ganhar o primeiro celular? A resposta é que a recomendação é de que as crianças não tenham celulares próprios antes dos 12 anos. E quanto mais tarde ganharem, melhor para a saúde física e mental e o desempenho escolar.

Antes da compra, perguntas devem ser feitas para orientar a decisão, questionando pontos como a finalidade do dispositivo (que deve superar a pressão de grupo de amigos ou recompensa por bom comportamento). Também é preciso identificar se a criança ou adolescente entende os riscos da internet e tem maturidade para lidar com eles.

Quanto às contas próprias em redes sociais, a recomendação é seguir o que dizem os termos de uso e classificação indicativa de cada plataforma, que preveem a utilização apenas a partir da adolescência. *Ler matéria completa no Correio 24h.


Curta e Compartilhe.

Deixe um Cometário


Leia Também