UBATÃ NOTÍCIAS :: Bahia

Colégio Estadual de Ubatã promove Caminhada da Mulher

— Foto: Divulgação

Hoje ,(08), Professores, direção, coordenação pedagógica e estudantes do Colégio Estadual de Ubatã saíram às ruas da cidade. Encabeçado pelos docentes da área de Ciências Humanas da instituição, o projeto promoveu a Caminhada da Mulher, cujo tema foi: “ O protagonismo feminino em Ubatã: uma revisitação histórica”.

— Foto: Divulgação

Na oportunidade, foram homenageados grandes vultos históricos locais: Amanda Azevêdo (Primeira professora formada e inspetora de ensino de Ubatã), Alzira dos Reis Cidreira Aderne (Primeira auxiliar de ensino de Ubatã), Eunice Pereira de Miranda Guimarães (Primeira mulher a dirigir o Ginásio de Ubatã, em 1963), Angelina Campos Felippi Viana (Primeira professora de Didática do Colégio Normal de Ubatã e fundadora do Curso normal em Ubatã, em 1966).

— Foto: Divulgação

Também foram homenageadas Noêmia Cassimiro dos Santos (Primeira colocada no concurso para professor primário da 20ª região administrativa da Secretaria de Educação do Estado da Bahia em 1971, ex- vice-diretora e ex- diretora da Escola Juracy Magalhães), Vilma Luzia Cruz (Professora), Dinah Alcântara Costa Santos (Professora), Sara Campos Felippi Barbosa (Fundadora do curso normal em Ubatã, em 1966), Matilde Melo de Jesus (Dona Maria de Zé de Préto, parteira), Rosália Brito Dias (Professora de Ciências da Natureza do Ginásio de Ubatã, em 1966), Maria Mendes de Carvalho (Escrivã do Cartório de Paz de Ubatã), Valdivina Souza (Dona “Fia” do Hotel Brasília parteira, benzedeira e trovadora), Jandira Silva e Silva ( Delegada escolar de Ubatã entre os anos de 1961 e 1987), Cármen Rocha e Silva (Primeira diretora escolar da história da educação de Ubatã, em 1961), Antônia Dias Britto Silva (Uma das primeiras auxiliares de ensino de Ubatã, em 1956 e poetisa).

— Foto: Divulgação

Também homenageadas Enoe Ribeiro (Primeira mulher a exercer a vereança na cidade de Ubatã), Lúcia Helena Ribeiro da Cruz (Primeira vereadora eleita da cidade de Ubatã), Maria Rita dos Santos ( Professora ), Nivaldete Santos (“Tereza” do Sacolão), Zorádia Tavares Alcântara (ex- primeira- dama de Ubatã), Waldete Silva Cerqueira (Professora e feirante) , Geraldina Dinah Amorim dos Santos (Primeira vice-diretora do Ginásio de Ubatã , em 1962 e primeira diretora do Grupo Escolar Luiz Viana Neto ( 1970), Daiane Santana Veiga Matos (Professora e ex- vice- diretora do Colégio Estadual de Ubatã Heroilma Ferreira Tosta (Primeira professora de desenho do Ginásio de Ubatã, em 1962, e ex- diretora do Grupo Escolar Juracy Magalhães) e Antônia Pócera da Silva ( Pioneira no ramo hoteleiro e na implantação da confissão Batista em Dois Irmãos). Para o professor e pesquisador Danilo Morais Lima, o que mais chamou a atenção dos estudantes foi o fato de as mestras, oriundas da cidade de Lençóis e responsáveis pela criação do curso normal local, terem sido perseguidas e expulsas de Ubatã, em 1967, somente por terem sido admitidas pelo ex- prefeito Hamilton Fernandes Motta. Ainda de acordo com Lima, estudantes consideram relevante que a cidade de Ubatã se desculpe com as famílias de tais professores ainda que postumamente.

Durante o evento, estudantes realizaram apresentações musicais, coreografias, leitura de biografias de mulheres que contribuíram historicamente com a cidade de Ubatã. A ex- professora do Colégio Estadual de Ubatã Marluce Maria da Silva Lima, que atuou na instituição entre os anos de 1969 e 1994, prestigiou a Caminhada. Em seu discurso, parabenizou a escola e as mulheres.


Curta e Compartilhe.

Deixe um Cometário


Leia Também