As cidades turísticas da Bahia são destinos certos para baianos e turistas no período do Verão. Mas, junto com o aumento dos visitantes, cresce também o número de interrupções no fornecimento de energia elétrica. O problema se intensifica a partir do final do ano e segue pelos meses ensolarados. Como acontece na Ilha de Boipeba, localizada no município de Cairu.
Os problemas com o fornecimento de energia também são recorrentes nos verões do Litoral Norte. Em Porto de Sauípe, distrito turístico de Mata do São João, a população recorreu às velas no último final de semana. Caso da jornalista Yasmim Oliveira, 22 anos. “Estamos sem luz desde 28 de novembro. A Coelba disse que só vai voltar 6h30 de amanhã, mas estamos o dia todo sem luz”, relata.
Uma moradora do Capão, na região da Chapada Diamantina, que preferiu não se identificar, conta que o que costuma acontecer na cidade é a queda de fase energética, que faz com que uma mesma residência tenha luz energia em alguns pontos e em outro não. Quando chove ou quando o tempo dá indícios de chuva, no entanto, as quedas de energia são consequências garantidas.
A Coelba foi procurada pelo Correio em três ocasiões para informar quantas quedas de energia foram registradas este ano e no ano passado em cidades do litoral baiano e da Chapa Diamantina, e quais ações no intuito de minimizar o problema durante o verão estão sendo desenvolvidas. Também foi questionada quanto a previsão de mudança dos postes em Moreré. A empresa não respondeu nenhuma das solicitações. (Correio 24h)