Assim como o início, o fim do Carnaval provoca uma mistura de sensações. Enquanto alguns se entristecem pelo fim da folia, outros comemoram a volta da rotina sem grandes aglomerações. Para as autoridades, resta analisar o que foi a festa e o que melhorar para o próximo ano. No quesito segurança pública, houve redução de 51% no número de lesões corporais e de 12% nos crimes contra o patrimônio em comparação a 2020. Os dados foram divulgados nesta quarta-feira (22) pela Secretaria de Segurança Pública da Bahia (SSP).
No último Carnaval realizado antes da pandemia, foram registradas 120 lesões – número que caiu para 58 em 2023. Ocorrências de furtos e roubos também diminuíram, de 1.247, em 2020, para 1.089 neste ano.
O titular da pasta, secretário Marcelo Werner, fez um balanço favorável da operação realizada na capital e em mais 64 municípios onde houve festas de Carnaval. “Usamos muita tecnologia e, através da integração de forças e o trabalho transversal com outras secretarias, conseguimos reduzir todos os principais índices de violência”, afirmou ele, durante a coletiva de imprensa realizada no camarote da Polícia Militar, em Ondina. *Ler mais.