UBATÃ NOTÍCIAS :: Bahia

Câmeras corporais usadas por policiais farão dois tipos de gravação; entenda

— Crédito: Divulgação

As Câmeras Corporais que passarão a ser utilizadas por agentes de segurança das Polícias Civil, Militar, Departamento de Polícia Técnica (DPT) e Corpo de Bombeiros do Estado, a partir do mês de junho, farão dois tipos de gravação. Uma das opções é a Gravação da Rotina, cujas imagens terão registro audiovisual contínuo e ininterrupto, sem captação de áudio. Quando o policial for ao banheiro, por exemplo, o equipamento deverá ser retirado da farda mediante comunicado prévio à Central de Monitoramento.

Outra opção é a Gravação Detalhada, que ocorrerá quando o policial acionar o botão da câmera para iniciar o atendimento da ocorrência. “Tirou da Central (doca) já começa a gravação de rotina. Mas tem a destacada, onde tem a intencionalidade do operador para gravar o momento”, explicou o secretário de Segurança Pública do Estado, Marcelo Werner, em coletiva de imprensa na sede do Centro de Operações e Inteligência (COI), no Centro Administrativo da Bahia (CAB), na manhã desta terça-feira (7).

Ao todo serão adotadas 3.300 câmeras corporais na Bahia, sendo 1.100 disponíveis para utilização até o mês junho. O titular da SSP também adiantou que nas próximas fases 432 equipamentos chegarão ao Estado e, depois, outros 200. 25% das câmeras corporais têm a função para gravação de imagens ao vivo.

Sobre o compartilhamento das imagens capturadas nas operações, Marcelo Werner frisou que só poderão ocorrer mediante ordem judicial requerida pelo Ministério Público ou autoridade responsável pelas investigações. “Os registros audiovisuais de gravação de rotina terão temporalidade de armazenamento de 60 dias e de gravação destacada de 12 meses”, pontuou. (Bahia Notícias)


Curta e Compartilhe.

Deixe um Cometário


Leia Também