Candidato ainda não declarado à reeleição, o prefeito Bruno Reis (União) lidera com folga a corrida eleitoral de 2024. Levantamento contratado pelo Bahia Notícias junto ao Instituto Paraná Pesquisas mostra que Bruno aparece com 62,7% das intenções de voto na pesquisa estimulada, percentual similar aos 64,20% obtidos por ele quando chegou pela primeira vez ao Palácio Thomé de Souza.
O candidato com melhor pontuação após o prefeito é o vice-governador Geraldo Jr. (MDB), citado por 12,1% dos eleitores. Ele foi apresentado em dezembro como candidato único do grupo de partidos aliados do governador Jerônimo Rodrigues (PT), desbancando nomes como Robinson Almeida (PT), Olívia Santana (PCdoB) e Lídice da Mata (PSB), que chegaram a aparecer em pesquisas realizadas ao longo de 2023.
O primeiro levantamento sobre a disputa em Salvador em 2024 registrado na Justiça Eleitoral traz ainda Kléber Rosa (PSOL) com 2,9% e Luciana Buck (Novo) com 1,6%. Brancos e nulos somam 14,1% e não souberam ou não responderam atingem 6,6%.
O Paraná Pesquisas fez ainda o levantamento espontâneo, quando não são apresentados os nomes dos candidatos que postulam participar da disputa. O prefeito Bruno Reis também aparece à frente, com 19,6%, tendo o aliado, o ex-prefeito ACM Neto (União), como o segundo mais citado, com 7,6%.
O vice-governador Geraldo Jr. é citado por 2% dos eleitores, enquanto João Roma (PL) é lembrado por 0,6% dos entrevistados. Completam a lista Kleber Rosa, com 0,2% e Luciana Buck, com 0,1%. Outros nomes somam 1%.
Não souberam ou não responderam no cenário espontâneo 59,9% e brancos e nulos somariam 9%.
A pesquisa ouviu 802 eleitores entre os dias 18 e 23 de janeiro de 2024 e tem margem de erro de 3,5% para mais ou para menos e 95% de intervalo de confiança. O levantamento está registrado no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) sob nº BA-04282/2024. (Bahia Notícias)