A Bióloga Patricia Souza, natural de Ubatã, encontrou mais uma nova espécie de camarão marinho para a ciência. A descoberta da nova espécie foi feita durante o doutorado de Patricia, realizado na Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). O artigo contendo os resultados da pesquisa foi publicado em junho deste ano na revista científica internacional Zootaxa. Os camarões estudados foram coletados no Parque Municipal Marinho do Recife de Fora, Porto Seguro, Bahia, no interior do esqueleto calcário de corais. A nova espécie foi descoberta após o estudo minucioso da forma do corpo dos animais e de partes do DNA. O material da Bahia foi comparado com camarões depositados em coleções e museus nacionais e internacionais. Parte da pesquisa foi feita durante uma visita de Patricia ao Museu Nacional dos Estados Unidos (Smithsonian Institution), localizado em Washington, D.C.
O nome do camarão, Alpheus coralvivo, foi dado em homenagem ao Projeto Coral Vivo que, ao longo de mais de duas décadas, tem atuado com preservação e conservação das comunidades marinhas, com ênfase nos recifes de coral. O apoio logístico desse projeto foi fundamental para a coleta dos camarões no Parque Municipal Marinho do Recife de Fora.
A descoberta também contou com a colaboração dos professores Mariana Terossi, Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS); Fernando L. Mantelatto, Departamento de Biologia, Faculdade de Filosofia Ciências e Letras de Ribeirão Preto, Universidade de São Paulo (FFCLRP/USP); Rodrigo A. Torres, Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) e Alexandre O. Almeida, Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), coordenador da pesquisa.
Essa é a segunda nova espécie de camarão encontrada pela Dra. Patricia, em parceria com outros pesquisadores. A primeira foi registrada em 2014, quando o camarão Potamalpheops tyrymembe foi descrito a partir de material encontrado nos manguezais próximos ao povoado de Tremembé, município de Maraú, Bahia. (Ubatã Notícias)