Um baiano de 21 anos, que sonhava em ser jogador de futebol em Portugal, morreu, na quinta-feira (16), ao cair em um rio na cidade de Coimbra. A versão da polícia portuguesa aponta que o jovem, de 21 anos, era suspeito de tráfico de drogas, enquanto a família afirma que ele não tinha envolvimento com a criminalidade e foi atingido por balas de borracha.
Gabriel Cunha nasceu em Salvador, mas foi morar com o pai em Fortaleza, no Ceará, na adolescência. Ele tinha o desejo de se tornar jogador de futebol profissional e há cerca de três anos se mudou para Portugal com este objetivo.
Segundo um comunicado emitido pela polícia de Portugal, os agentes abordaram Gabriel e outros jovens em Coimbra, por suspeita de tráfico de drogas. A polícia aponta, inclusive, que Gabriel já havia sido detido por tráfico de drogas em outra ocasião. O grupo fugiu e Gabriel foi perseguido pelos policiais.
O jovem correu nas margens do rio Mondego, se jogou na água e desapareceu. Buscas foram feitas com o auxílio do Corpo de Bombeiros e o corpo de Gabriel só foi encontrado submerso, horas depois.
De acordo com a tia do jovem, Erika Dantas, a versão da polícia não condiz com o que foi relatado pelos amigos. Nesta versão, Gabriel foi agredido pelos policiais, tentou fugir e foi atingido por balas de borracha. Com o impacto, ele caiu no Rio Mondego e se afagou.
A família soube da morte através dos amigos do jovem. Eles prestaram uma homenagem nesta sexta-feira (17), no rio onde o corpo foi encontrado. No vídeo, os jovens aparecem jogando flores e balões brancos na água. Ainda não há informações sobre velório, nem sobre o enterro. (G1)