O Ministério da Saúde inicia nesta semana a distribuição da vacina contra a dengue para os 521 municípios selecionados pelo governo federal. Desse total, 115 estão na Bahia, que receberão doses para imunização de públicos específicos.
Entre os municípios contemplados estão Almadina, Aurelino Leal, Barro Preto, Buerarema, Camacan, Coaraci, Gongogi, Itapé, Ibicaraí, Itabuna, Ilhéus, Itaju do Colônia, Itapitanga, Itajuípe, Jussari, Maraú, Pau Brasil, São José da Vitória, Santa Cruz da Vitória, Ubatã e Ubaitaba. Além de Arataca, Canavieiras, Mascote, Ibirataia, Itacaré, Ilhéus, Ipiaú, Uruçuca e Una.
Em razão de uma quantidade limitada de doses a serem fornecidas por parte do próprio laboratório, a vacinação contra a dengue vai priorizar crianças e adolescentes de 10 a 14 anos de idade, faixa etária que concentra o maior número de hospitalizações depois dos idosos, segundo o Ministério da Saúde.
NÃO É INDICADA PARA MAIORES DE 60 ANOS
Pessoas com mais de 60 anos não têm indicação para receber a dose em razão da ausência de estudos clínicos. A previsão do ministério é que as doses adquiridas possam imunizar cerca de 3,2 milhões de pessoas ao longo de 2024.
A vacina Qdenga, do laboratório japonês Takeda, teve seu registro aprovado pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) em março de 2023. O processo permite a comercialização do produto no Brasil, desde que mantidas as condições aprovadas. (Agência Brasil)