UBATÃ NOTÍCIAS :: Bahia

Artigo: Do Documentário “O Nó”

Por Clemilson Ribeiro – Advogado

Acabei de assistir ao documentário de autoria do amigo Dilson Araújo “O NÓ, ATO HUMANO DELIBERADO” que trata com muita responsabilidade e precisão sobre o terrorismo biológico ocorrido na nossa região do cacau na década de 90. Confesso que não me recordo de quando me deparei diante de tamanha indignação e revolta.

Minha militância estudantil, cultural e política começou no inicio da década de 80, não apenas em Ubatã, como nessa região da qual eu sou um apaixonado, defensor e entusiasta. Sem falsa modesta conheço um pouco, por militância, os problemas da minha região.

Atuei, como ativista no movimento pela estadualização da FESPI, hoje UESC, para proteção da CEPLAC, SULBA e Instituto de cacau da Bahia, dentre outros movimentos regionais e que saudades desses movimentos, todos pacifistas. Só perdemos a SULBA, o ICB e a patrulha mecânica da Ceplac para o Derba, com uma frota de mais de 100 veículos, e maquinas e equipamentos que servia a zona rural e urbana dos nossos municípios.

Agradeço a Deus por sermos e termos formação cristã, pacífica e harmoniosa, que nos proporcionam princípios de humanidade, de solidariedade e…..de perdão? A extrema gravidade do fato, que passou e tem passado despercebido, graças a Deus, não alcançou um sentimento de revolta coletiva de maneira a nos levar a agirmos como….infelizmente???? fazem nossos irmãos no oriente médio.

Saber o que era essa região, sua riqueza, sua beleza, seu potencial, sua solidez econômica a nível nacional e internacional e depois ver como tudo deliberadamente ocorreu para culminar com o caos, a falência total, onde inúmeros fazendeiros foram e vem sendo vítimas de suicídio, infarto, derrame cerebral; saber que o chamado TERRORISMO BIOLÓGICO DO CACAU de quem fomos e somos vítimas ocasionou saldo de 250 mil desempregados, 800 mil pessoas deixaram o campo e migraram para as cidades para viveram em favelas isso em mais de noventa municípios afetados, sem que nada, absolutamente nada ter sido feito pelo Governo Federal – MAIOR CULPADO – a não ser a inúmeras Execuções Ficais contra os cacauicultores….é revoltante….é muito revoltante.

E o documentário termina dizendo “NÃO HOUVE PUNIÇÃO….NINGUÉM FOI RESPONSABILIZADO…RESTARAM APENAS: AS VÍTIMAS, OS DANOS, AS EVIDENCIAS, E A INDIFERENÇA DO ESTADO BRASILEIRO”. E em mim, nessa manhã, confesso, lágrimas…..lágrimas e sentimento de revolta e indignação. Parabéns, Dilson…..a você a tantos outros que amam esta região e documentaram esse fato para que a futura geração saiba o que fomos, o que somos e o que poderemos ser.


Curta e Compartilhe.

Deixe um Cometário


Leia Também