O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) considerou que opré-candidato do PT a prefeito de Morro do Chapéu, Érico Sampaio Souza, oEriquinho, tem dupla filiação partidária, o que inviabiliza por completo seusplanos de concorrer às eleições de 2012. Ele se filiou ao PT no dia 5 deoutubro, mas permaneceu filiado ao PSB, onde havia ingressado depois de anos defiliação ao PCdoB.
O ex-prefeito de Ubatã Adailton Ramos Magalhães (PTB), o Daida Caixa, corre o risco de ficar fora da corrida ao executivo municipal naseleições do próximo ano também pelo mesmo motivo: dupla filiação. Consta, em24/07/2003 e 01/10/2007, a filiação de Dai da Caixa ao PR. Como a filiação aopartido ocorreu em datas diferentes, configura-se, a princípio, dupla filiaçãopartidária.
A Justiça Eleitoral já notificou Dai da Caixa pela duplafiliação e o ex-prefeito inclusive já apresentou a sua defesa. Se ficarcomprovado que houve dupla filiação, o ex-prefeito estará automaticamenteinelegível. Em Itabuna, o pré-candidato a vereador, Octaviano Burgos, tambémera acusado de dupla filiação, mas teve a sua situação regularizada junto aoTSE no último dia 21 e está elegível.
Redação UbatãNotícias