UBATÃ NOTÍCIAS :: Bahia

Ubatã: Ministro libera processo do Ficha Limpa para votação no STF

O ministro Luiz Fux, do Supremo Tribunal Federal (STF), liberou para votação no plenário do tribunal o processo que definirá a validade da Lei da Ficha Limpa para as eleições municipais de 2012. Ele é o relator de uma ação, ajuizada em maio deste ano, em que a Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) pede que o STF declare a ficha limpa constitucional para ser aplicado no pleito do ano que vem.

A Lei Ficha Limpa torna mais rigorosos os critérios que impedem políticos condenados pela Justiça de se candidatarem às eleições. A medida vai atingir políticos condenados por crimes graves, cuja pena de prisão é superior a dois anos, aos que forem julgados por um colegiado e aqueles que renunciarem o mandato visando escapar do processo de cassação.

Pela lei atual, o político ficaria impedido de se candidatar somente quando todos os recursos estivessem esgotados. O problema é que o trâmite pode demorar anos, o que acaba beneficiando os réus. Com a Lei da Ficha Limpa, uma série de político que “perigam” se tornarem “fichas sujas”, inclusive de Ubatã, não poderão se candidatar nas eleições municipais do próximo ano.

Redação Ubatã Notícias


Curta e Compartilhe.

Deixe um Cometário


Leia Também