Máquinas trabalham na Ferrovia (Foto: Woshinton Oliveira/Ubatã Notícias)
As máquinas que trabalham na Ferrovia de Integração Oeste-Leste – FIOL – trecho Barra do Rocha – Gongogi – estão a todo vapor. A Ferrovia terá 1.527 km de extensão, envolverá investimentos estimados em R$ 7,43 bilhões até 2014, e ligará as cidades de Ilhéus, Caetité e Barreiras – no estado da Bahia – a Figueirópolis, no estado do Tocantins.
A previsão da Valec, estatal responsável pela construção de ferrovias, é de que as obras de construção da ferrovia sejam finalizadas em 4 anos, mas por se tratar de uma obra de grande magnitude, pode haver atrasos e a ferrovia ser entregue apenas em 2016. Na região cacaueira, a Valec está concentrada em Barra do Rocha.
Entre as vantagens previstas com a construção da Ferrovia para a Bahia estão a redução de custos do transporte de insumos e produtos diversos, o aumento da competitividade dos produtos do agronegócio e a possibilidade de implantação de novos polos agroindustriais e de exploração de minérios, aproveitando sua conexão com a malha ferroviária nacional.
Redação Ubatã Notícias