UBATÃ NOTÍCIAS :: Bahia

Ubatã: UN entrevista o deputado Leur Lomanto Jr.

O Ubatã Notícias entrevistou o deputado estadual Leur Lomanto Jr. Na entrevista, Leur falou sobre a limitação no número de consultas do Planserv, voto distrital, projetos para Ubatã e também sobre a pré-candidatura de Tinho. Segue a entrevista.

UN – Deputado, o senhor foi um dos mais ferrenhos críticos à limitação da consultas do Planserv, que foi uma afronta aos interesses do servidor público. Qual é posicionamento do PMDB a este respeito?

Leur Jr. – Olha, esse foi realmente um péssimo projeto que o governo enviou à Assembleia Legislativa e foi aprovado pela maioria da base de sustentação do governador Jaques Wagner, que foi, como você disse bem, totalmente contrário aos interesses do servidor público estadual, a partir do momento que você limita o número de atendimentos e consultas médicas, a partir do momento que você aumenta, majora a contribuição do servidor público mensal para o Planserv vai de encontro a tudo que o PT sempre lutou, que era a valorização do servidor. Por outro lado, o PMDB lutou contra a aprovação deste projeto e esperamos que a justiça possa reverter essa decisão.

UN – A maioria que o governo Wagner experimenta hoje na Assembleia Legislativa é algo nocivo?

Leur Jr. – Não. É uma maioria absoluta, que passou um trator por cima de toda a oposição, mas ainda conseguimos convencer deputados da base do governo que este projeto (Planserv) era muito prejudicial à Bahia e a todos os servidores públicos. Então, é uma maioria consolidada, mas a oposição é bastante aguerrida, bastante competente, com deputados bastante atuantes para defender os interesses da Bahia, e aquilo que for importante para o estado, não somos uma oposição sectária, raivosa, somos uma oposição construtiva.

UN – Deputado, a adoção do voto distrital não acabaria com uma série de distorções do nosso sistema eleitoral?

Leur Jr. – Com o voto distrital seria dada uma representação maior as regiões. Temos essa região sudoeste e do Vale do Rio de Contas que seria eleito um deputado que teria a responsabilidade de representar essa determinada região. Neste ponto, o Congresso Nacional está discutindo a questão dentro do bojo da reforma eleitoral, e pode ser que seja uma solução. Eu, por exemplo, sou um deputado regional, que atuo fortemente nessa região. A adoção do voto distrital evitaria aquele deputado de fora que viria aqui somente de quatro em quatro anos em busca de votos.

UN – Deputado, há algum projeto de sua autoria em andamento que beneficie Ubatã?

Leur Jr. – Olha, estamos na Assembleia sempre defendendo os interesses de Ubatã. Aquilo que nos é demandado tanto pelo prefeito como pelos vereadores, estamos sempre prontos para atender, mas somos oposição ao governo do estado e, portanto, temos algumas dificuldades de interlocução, por mais que façamos indicações. Mas o PMDB tem uma forte representação em Brasília. O vice-presidente é do partido, há diversos ministérios que podem contribuir com o município de Ubatã, mas precisamos ter um prefeito que realmente seja parceiro, que tenha preocupação com o município. Estou pronto para ajudar.

UN – Deputado, Tinho é de fato o pré-candidato do PMDB e do deputado Leur Jr. ao executivo municipal?

Leur Jr. – Com certeza. Inclusive houve muita especulação a respeito da filiação de Tinho, que ele iria para o PP, para outros partidos. Mas sempre tive uma amizade e um carinho especial por Tinho, eu tive uma votação expressiva em Ubatã, foram quase mil votos que muito me ajudaram na eleição. Recebi com muita alegria a filiação dele, pois acredito neste jovem que tem muito potencial, que representa essa nova geração política de Ubatã. Tenho certeza que o PMDB está muito bem representado aqui em Ubatã com Tinho e com os vereadores do partido.

UN – Então, em sua opinião, o voto em Tinho é o voto da renovação?

Leur Jr. – Eu acredito. Acho que Tinho tem essa característica. Reconheço nele um jovem batalhador, determinado. Já foi candidato a prefeito nas eleições passadas, desde então não parou um minuto de atender as pessoas dentro das suas possibilidades. Na minha candidatura teve um papel fundamental. Então, é um jovem que vai consolidar cada vez mais a sua liderança política.

UN – Deputado, o senhor tem acompanhado a instabilidade política que tem assolado Ubatã?

Leur Jr. – Ubatã infelizmente não tem tido sorte. Esta instabilidade, entra prefeito, sai prefeito, com isso o mais prejudicado de tudo é a própria população, pois entra um prefeito, os projetos mudam, sai o prefeito e tudo muda novamente. Então Ubatã fica nessa insegurança política, e a gente sabe quem é o prefeito hoje e não sabe quem será amanhã. Então esse é um fato muito negativo para a cidade.

UN – Obrigado.


Curta e Compartilhe.

Deixe um Cometário


Leia Também