“Educação é coisa séria”, disse Reinan Farias
O Ubatã Notícias entrevistou, na última sexta-feira (23), o Secretário de Educação do Município, Reinan Farias. O Secretário vem sendo bastante elogiado pela comunidade e pelos vereadores do município. Três prefeituráveis, inclusive, confidenciaram ao UN que caso se elejam, manterão Reinan como titular da pasta de Educação. Segue a entrevista.
UN – Secretário, quais as principais dificuldades enfrentadas ao assumir a Secretaria de Educação?
Reinan Farias – Bom dia ao site Ubatã Notícias. Assim que assumimos a Secretaria encontramos várias dificuldades, principalmente questões referentes à organização de convênios federais. Ubatã conseguiu vários convênios nos últimos anos e a cidade estava perdendo, pois há prazos para executar, e a gestão anterior tinha deixado os convênios paralisados. Entramos em contato com Brasília e conseguimos resgatar todos os convênios da educação para Ubatã.
UN – É possível dizer então que a educação do município estava um caos?
Reinan Farias – Quando assumimos, para se ter uma ideia, o censo escolar, que é a alma de todos os recursos que a educação recebe, tinha apenas 2 mil alunos cadastrados, sendo que Ubatã tem em média 4 mil alunos. Devido a mobilização e parceria entre a Secretaria de Educação e as escolas, fizemos uma força tarefa e conseguimos fazer o cadastro em menos de duas semanas e conseguimos cadastrar todos os alunos das escolas da zona urbana e rural, e voltamos ao patamar dos mais de 4 mil alunos matriculados na Rede Municipal de Educação.
UN – Quais projetos serão implementados na educação do município nos próximos meses?
Reinan Farias – Já está sendo executando o projeto “Todos pela Escola”, projeto primeiro idealizado para resgatar a autoestima dos professores, funcionários e da comunidade escolar. A Prefeitura poderia muito bem fazer uma reforma completa com os trabalhadores que dispõe, mas percebemos que iria demorar muito para executar. Além disso, a ideia de envolver a comunidade é a conservação. Não adianta reformar a escola e com um mês está tudo danificado novamente. O mutirão acontece para resgatar isso, para fazer a comunidade entender que ela precisa fazer parte da instituição escolar. Em quarenta dias conseguimos reformar quatro escolas.
UN – Qual avaliação o senhor faz do trabalhado realizado nos últimos 60 dias pela Secretaria de Educação, período que coincide com o retorno do prefeito Agilson Muniz?
Reinan Farias – Exatamente isso. O prefeito confiou essa delegação, essa responsabilidade e nós montamos uma equipe e estamos trabalhando, trabalhando muito para que a gente consiga resgatar a educação. Educação é uma coisa séria, o futuro de crianças, então não pode ser feito de qualquer forma. Falei que a minha passagem por este desafio é breve, mas enquanto eu for secretário, vou lutar para fazer as coisas que são necessárias. Com isso, conseguimos o convênio do ônibus escolar, mais um ônibus. Temos também mais recursos para o mobiliário escolar, mais de 120 mil reais. Já fizemos a licitação e esta semana vamos realizar a compra de mobiliário para todas as escolas do município.
UN – Como o senhor analisa o quadro de professores do município, é um quadro realmente qualificado?
Reinan Farias – Temos uma lei que a partir de 2012, que é uma Lei Federal do Plano Nacional de Educação, que os professores precisam se qualificar, se formar para lecionar na rede municipal de ensino. Então foi feito por meio do Governo Federal a Plataforma Freire. Os professores ubatenses têm buscado a qualificação, vários já estão formados. Hoje temos um quadro de vários professores pós-graduados e outros ainda em fase de graduação. Dessa forma, estão buscando se formar para não haver prejuízos com a sua agenda funcional.
UN – Obrigado.