Pipas nos fios de alta tensão (Foto: Woshinton Oliveira/Ubatã Notícias)
Embora soltar pipas seja bastante perigoso, em Ubatã o uso desse artefato é bastante comum para atividades voltadas para o “lazer”. No Bairro São Raimundo, por exemplo, próximo ao Estádio Municipal, é corriqueiro ver crianças soltando pipas, sobretudo utilizando cerol nas cordas.
O cerol é uma mistura criminosa de cola de madeira com vidro moído, que crianças e adolescentes passam na linha para cortar a linha de outras pipas. Esta mistura de cola e vidro moído faz com que a linha se torne uma verdadeira navalha, causadora de muitos acidentes.
Alguns soltadores de pipas utilizam também nas linhas variações de pó de ferro, que pode conduzir eletricidade quando toca nos fios de alta tensão, provocando curtos circuitos e até a morte de quem solta pipas. Em Ubatã, vários fios de alta tensão estão infestados de pipas e linhas com cerol.
Outro perigo é que as linhas de pipas com cerol podem causar sérios acidentes a pedestres e, sobretudo, a motociclistas. Não há na Lei Orgânica Municipal, no entanto, nenhum artigo que trate do assunto. Enquanto isso, crianças e adolescentes soltam pipas de forma indiscriminada na cidade.
Redação Ubatã Notícias