“Nunca antes na história deste país o bacalhau esteve tão barato”, declarou em tom de paráfrase, mas a sério, o presidente da Associação Paulista de Supermercados, Orlando Morando. De fato, este e outros produtos que compõem a tradicional ceia de páscoa estão com preços mais acessíveis este ano. O comportamento do câmbio é o principal fator favorável, já que desde o início do ano o real vem ganhando valor frente ao dólar.
No começo de abril, a moeda norte-americana atingiu um patamar abaixo de R$ 1,60, fato que não acontecia desde 2008. Em abril do ano passado, mês do feriado religioso, a cotação do dólar foi, em média, de R$ 1,76. Segundo dados divulgados pela Cooperativa de Consumo, o bacalhau está, em média, 10% mais barato do que na páscoa de 2010. Alguns cortes específicos do peixe chegam a ser até 20% mais baratos.
De acordo com Pedro Henrique dos Santos, diretor comercial do Grupo Pão de Açúcar, um dos maiores importadores de bacalhau do país, a queda do dólar em relação ao real é a principal causa dos preços convidativos do peixe. No exterior, praticamente não houve variação no valor do alimento entre a páscoa de 2010 e a deste ano. Informações do Portal Exame.
Fonte: Bahia Notícias