A cidade de Manaus, capital do estado do Amazonas, é administrada por um juiz há duas semanas. Após o atual prefeito Amazonino Mendes (PDT) desistir de concorrer à reeleição e se licenciar para tratamento de saúde, o titular da 1ª Vara da Dívida Ativa Estadual, Airton Gentil, 52, assumiu o Executivo no último dia 15. Diabético, fumante e hipertenso, Mendes, 72, foi internado no hospital Sírio-Libanês (SP) no último dia 19.
Um exame de rotina atestou complicações no coração. O cargo acabou nas mãos do magistrado porque o vice-prefeito Carlos Souza (PSD) renunciou ao cargo para concorrer à Câmara Federal em 2010, quando foi eleito. O presidente do Legislativo da cidade, Isaac Tayah (PSD), por sua vez, está impedido de assumir a prefeitura por disputar as eleições de outubro.
Situação que se repete entre os nove vereadores que integram a Mesa Diretora da Câmara. A indicação, nesse caso, ficou com o Judiciário, que escolheu o juiz Airton Gentil por ser o quinto magistrado mais antigo, com 23 anos de serviços prestados. Outros quatro juízes foram impedidos porque estão à frente de cargos públicos. Informações do Bahia Notícias.