
A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) publicou um alerta importante sobre os riscos do uso inadequado do medicamento minoxidil, amplamente utilizado no tratamento da calvície hereditária (alopecia androgênica) em homens adultos. Segundo o órgão, há registros de casos em que bebês desenvolveram crescimento anormal de pelos após contato com áreas da pele de adultos que haviam aplicado o produto.
O quadro clínico é conhecido popularmente como “síndrome do lobisomem” e, cientificamente, recebe o nome de hipertricose — uma condição caracterizada pelo excesso de pelos em locais incomuns do corpo. A associação entre a exposição ao minoxidil e o surgimento da condição em crianças já foi relatada em diferentes países da Europa, o que levou as autoridades sanitárias brasileiras a reforçarem a necessidade de cautela no manuseio do medicamento.
De acordo com a Anvisa, os casos envolvem principalmente a exposição de bebês à pele de pais ou responsáveis que utilizam a substância tópica sem os devidos cuidados, como lavar bem as mãos após a aplicação e evitar o contato direto com crianças nas áreas onde o produto foi aplicado.(Sbt News)