
A cidade de Ibirapitanga recebeu, entre os dias 23 e 26 de fevereiro, a Carreta da Visão, um mutirão oftalmológico promovido pela Prefeitura Municipal, por meio da Secretaria de Saúde, em parceria com o Instituto Mais Visão. A iniciativa ofereceu consultas e exames gratuitos, atendendo mais de 1.500 pessoas e zerando a fila da regulação na cidade.
Para a secretária municipal de Saúde, Keziah Rangel, a ação superou as expectativas. “A repercussão tem sido muito boa, foram mais de 1.500 pacientes atendidos, zeramos a fila da regulação, enfim, o resultado foi positivo”, afirmou.

Os atendimentos aconteceram nos distritos do município nos dias 23 e 24 de em Itamarati, na Praça Antônio Bernardes, no dia 25, em Ibirapitanga, na Praça Ivan Lima, e no dia 26, em Camamuzinho, na Praça Silzuíta Mimoso, com 88 encaminhamentos para procedimentos.
A representante do Instituto Mais Visão, a optometrista Ketlen Ribeiro, destacou a importância do mutirão para a população. “Ibirapitanga precisava de fato dessa ação. Parabenizamos a prefeitura pela iniciativa, que garantiu acesso à saúde ocular para tantas pessoas”, ressaltou.

Durante o mutirão, foram realizados exames como mapeamento de retina, tonometria, paquimetria ultrassônica, topografia da córnea, acuidade visual, retinoscopia e fundoscopia. Além disso, os pacientes receberam diagnósticos e encaminhamentos para cirurgias, prescrição de lentes oftálmicas e suporte documental para procedimentos cirúrgicos. O atendimento também incluiu acompanhamento pelo SUS e assistência online para esclarecimento de dúvidas.