
Eclode mais um movimento pela preservação e recuperação do Rio das Contas, o principal manancial da maior bacia hidrográfica totalmente baiana que engloba 86 municípios numa área que equivale a 10,2 por cento do território estadual.
Desta vez a proposta chega por sugestão da cantora Ivete Sangalo e será capitaneada pelo publicitário e compositor Marcel Hohlenwerger , diretor da Agencia Maré, Conselheiro do Sinapro Bahia, com apoio de entidades ambientalistas, comunidades ribeirinhas, canoístas, artistas e até órgãos governamentais.

Quando esteve em Ipiaú, em julho do ano passado, para realizar uma apresentação na Festa de São Pedro, Ivete Sangalo ficou hospedada na casa do casal Marcel e Carol Maria.
O aconchegante lugar à beira do Rio das Contas mereceu elogios da famosa cantora pela harmonia com a natureza e bons tratos que o manancial ali recebia.
Diante do que via e a encantava, a talentosa vocalista sugeriu que o publicitário anfitrião desenvolvesse uma campanha pela preservação do rio que nasce na Serra da Tromba, Chapada Diamantina, e se estende por 620 Km até desaguar no Oceano Atlântico, em Itacaré.
Ao longo desse percurso banha diversas localidades, dentre elas as cidades de Jussiape, Jequié, Jitaúna, Itagibá, Ubatã, Ubaitaba e Aurelino Leal.
A bacia do Rio das Contas abriga uma rica biodiversidade, com várias espécies de flora e fauna endêmicas, incluindo áreas de Mata Atlântica e Cerrado.
Apesar dessa grandeza ambiental o rio e seus afluentes, inclusive áreas ribeirinhas, tem sofrido uma série de degradações que precisam ser combatidas cotidianamente.
Essa luta tem antecedentes por meio de diversas ONGs cujas atuações foram interrompidas por entraves burocráticos , incompreensões e falta de incentivos.

A proposta atual é pela unificação de todos que estejam imbuídos no nobre propósito da preservação, recuperação e vivências no Rio das Contas.
Segundo Marcel, “a voz de Ivete Sangalo foi a mola propulsora do novo movimento, cujo primeiro passo foi dado no último sábado, 15 de fevereiro, no Sítio Palmares, ao som da banda Carretel e Samba do Bom, com a presença de pessoas de boa vontade pela causa.
Dentre outras, estavam presentes a bicampeã de paracanoagem, Martinha Ferreira, que pretende desenvolver um projeto de incentivo a este esporte náutico em Ipiaú, a diretora de Cultura do município de Ubatã, Analú Tavares, a psicóloga Simone Cafezeiro, a poeta Vânia Fagundes, além de membros da imprensa, músicos e ambientalistas que defendem a recomposição de trechos da mata ciliar do rio.
A campanha ainda em fase embrionária, deu seu primeiro passo rumo a um grande desafio que deve envolver poderes públicos e empresas em torno da causa que visa preservar e criar vivências neste que é um dos mais importantes corredores de água doce do estado.