![](https://ubatanoticias.com.br/wp-content/uploads/2025/02/IMG_2404-e1739372611775.jpeg)
O deputado estadual Roberto Carlos (PV) apresentou um projeto de lei que obriga a instalação de detectores de metais em escolas públicas e privadas da Bahia. A medida busca coibir a entrada de armas e aumentar a segurança de alunos e profissionais da educação. O parlamentar destaca a necessidade de prevenir atos violentos, citando dados do Anuário Brasileiro de Segurança Pública, que apontam o crescimento dos ataques em escolas. O projeto ainda será analisado na Assembleia Legislativa, e o deputado está confiante na aprovação.
De acordo com dados do Anuário Brasileiro de Segurança Pública, um em cada três ataques violentos registrados em escolas brasileiras aconteceu em 2023, destacando a urgência de ações preventivas. A falta de acesso a tratamentos adequados de saúde mental e a facilidade de acesso a armas de fogo são apontados como fatores que contribuem para os incidentes violentos no ambiente escolar.
O deputado reforçou que a implementação dessa medida ajudará a criar um ambiente escolar mais seguro e confiável, além de combater a crescente sensação de insegurança. (Bahia Notícias)